Conselheiro alemão visita SMDHC

 

O conselheiro de assuntos políticos da embaixada da Alemanha, Christian Schulz, foi recebido na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania pela secretária Eloisa Arruda, pelo coordenador de políticas para pessoas LGBT, Ivan Batista e pelo assessor jurídico da coordenação LGBT, Marcelo Gallego.

No encontro, foram apresentadas políticas públicas para a população LGBT. Gallego apresentou o trabalho dos quatro centros de cidadania e o programa Transcidadania, que promove a reintegração social para travestis, mulheres e homens transexuais em situação de vulnerabilidade. Christian falou da contradição entre a impressão de que o Brasil é um “paraíso” em termos de tolerância para todos os estilos de vida, mas ainda existirem desafios a serem superados, como o de conter a grande violência homofóbica.

Ivan explicou que a política pública para pessoas LGBT vem sendo implementada em São Paulo desde 2005 e que há avanços, inclusive com o decreto que autoriza a utilização do nome social para travestis e transexuais no serviço público. O tema “refugiados no Brasil” também interessou ao conselheiro, dada a comparação com a Alemanha, que recebeu apenas no último ano cerca de um milhão de refugiados.