Beneficiária do Programa Transcidadania conquista bolsa de estudos na Cruz Vermelha

 

 

Loryane Cipriano da Silva, mulher transexual e beneficiária do Programa Transcidadania atendida pelo Centro de Cidadania LGBT Norte, conquistou uma bolsa de estudos na Cruz Vermelha. A coordenadora do Centro de Cidadania Luana Barbosa dos Reis, Mauade Salazar, parabenizou Loryane pela conquista e ressaltou a importância da inclusão de travestis, mulheres e homens trans em cursos profissionalizantes. “A baixa escolaridade e o preconceito social tornam-se uma grande barreira para a empregabilidade. Por isso além de colocar na sala de aula, é extremamente importante acompanhar a permanência no ambiente educacional”, afirma.

A Coordenação de Políticas para LGBT entende que são oportunidades como esta que incentivam e abrem caminhos para a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans. “Eu estou adorando, as pessoas do curso me receberam super bem e estou realizando um sonho”, comenta Loryane.

“Pode parecer um pequeno passo, mas é uma conquista representativa diante das grandes necessidades desta população. Isso demonstra que estamos no caminho correto. Temos trabalhado incansavelmente para que ações como essa não sejam um fato isolado e sim um avanço rumo às conquistas almejadas”, afirma Janaina Lima, coordenadora adjunta na Coordenação de Políticas para LGBT.


Transcidadania

O objetivo do Transcidadania é a elevação da escolaridade para pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade oferecendo acompanhamento psicológico, pedagógico e também social para que possam ser inseridas no mercado de trabalho. Nos Centros de Cidadania LGBT as beneficiárias e os beneficiários recebem estes acompanhamentos, além de participar de atividades culturais.

O Programa Transcidadania foi descentralizado e agora está presente nos 4 Centros de Cidadania LGBT de São Paulo (nas regiões Sul, Leste, Norte e Centro), contribuindo para que os serviços regionais atendam toda a população, englobando a cidade inteira. Assim, a rede de serviços locais se adapta à demanda da população, tornando-a mais acessível, humana e democrática.


Serviço:
Centro de Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis – Zona Norte
Rua Plínio Pasqui, 186 – Parada Inglesa/SP
Telefone: 11 2924-5225