Encontro da UNE articula luta contra LGBTfobia

Durante encerramento mais de 150 estudantes fizeram teste em Unidade Móvel

O 2º Encontro LGBT da UNE reuniu, no último final de semana em São Paulo, mais de 600 estudantes de todo o Brasil. As lutas contra a LGBTfobia e contra o avanço de pautas conservadoras, o respeito à diversidade, a importância do uso do nome social nas universidades e a atualidade dos recortes de raça e gênero foram alguns dos temas que marcaram o encontro.

Na plenária de encerramento, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Felipe de Paula, destacou conquistas que a cidade de São Paulo obteve nos últimos quatro anos, tanto em políticas voltadas à juventude quanto, essencialmente, para a comunidade LGBT. Programas como o Transcidadania, a criação dos centros de referência e as unidades móveis que levam atendimento psicossocial, jurídico e de saúde a cidadãs e cidadãos foram lembrados.

Também durante o encontro, 167 estudantes puderam fazer o teste rápido e gratuito de HIV na Unidade Móvel de Cidadania LGBT da Prefeitura. O teste é feito por meio de fluido oral e é um dos diversos serviços prestados pela Unidade Móvel. O diagnóstico precoce possibilita o início do tratamento mais cedo e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV.