Projeto de Revitalização da Praça Darcy Ribeiro ganha concurso de arquitetura

O projeto arquitetônico revela aspectos da obra do ativista homossexual

A Secretaria Municipal de Participação e Parceria, SMPP, por meio da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, Cads, convidou o arquiteto Rodrigo Kolton para desenvolver um projeto de revitalização da Praça Darcy Penteado, no Centro de São Paulo. Levando em consideração aspectos da obra do artista plástico e ativista homossexual, o projeto foi vencedor do concurso Desing Brasil - Preservando a Memória, realizado pela Demais Editora.

A entrega do prêmio acontece nesta terça-feira, 27 de setembro, às 19 horas, no Espaço Cultural Lar Center.

O concurso faz parte do programa Jovens Profissionais, que tem como objetivo a inserção de arquitetos, designers de interiores, paisagistas e artistas no mercado de trabalho. Em sua 11ª edição, o concurso recebeu 2500 escritos.

A revitalização da praça em homenagem à Darcy Penteado tem como inspiração a gravura em serigrafia “Proposta do Amor”, de 1973. No projeto, os equipamentos do espaço físico fazem uma releitura dos pontos focais da obra : Romantismo - Sexualidade – Organicismo – Dissolução Formal.

Darcy Penteado

Cenógrafo, figurinista, artista plástico, desenhista, gravador e literato, Darcy Penteado destacou-se nas artes brasileiras pelos desenhos que realizou com bico de pena. Confeccionou figurinos para grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho e Adolfo Celi, do Teatro Brasileiro de Comédia, TBC.

Foi um dos pioneiros do movimento LGBT no Brasil, durante os anos de repressão da ditadura militar. Escreveu para o jornal O Lampião, a primeira publicação a lutar pela defesa dos direitos homossexuais.

Participou de inúmeras exposições, ilustrou livros e foi uma figura presente na cena cultural da cidade de São Paulo entre as décadas de 50 e 80, quando faleceu vitimado pela Aids.

Serviço: Espaço Cultural Lar Center – Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme.