Dia Internacional Contra a Homofobia

Foi em 17 de maio de 1990 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

A data que ficou conhecida como o Dia Internacional Contra a Homofobia – também citada como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia” – é, sem dúvidas, a primeira conquista para as pessoas LGBTI. Apesar disso, o caminho para a extinção da LGBTIfobia e a garantia total da cidadania ainda é longo.

Na busca por melhorias nesse cenário houve a criação de ONGs, casamentos igualitários, leis, normas, decretos e projetos de políticas públicas que visam estabelecer uma sociedade justa, onde todos possam ser respeitados e ter os mesmos direitos.

Hoje, São Paulo tem uma lei estadual de combate a LGBTIfobia (Lei nº10.948) e existe também a lei estadual que combate a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no âmbito dos elevadores (Lei nº14.363), de autoria do então deputado Bruno Covas.

Segundo Ivan Batista, coordenador de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, “Reconhecer a identidade de gênero das pessoas e respeitar sua orientação sexual é um ato de cidadania”. Não ouvir piadas, não ser discriminado nas escolas, no local de trabalho ou qualquer ambiente e poder exercer plenamente sua cidadania é um direito de todas e todos. “Acredito que o respaldo no âmbito civil e social, além da representatividade em todos os setores, são pequenos passos para uma sociedade melhor”, afirma o coordenador.

 

Denuncie a LGBTIfobia: Disque 100 ou procure um dos Centros de Cidadania LGBTI

Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas (Região Central)
Rua Visconde de Ouro Preto, 118 - Consolação
Telefone: (11) 3225-0019

Centro de Cidadania LGBTI Edson Néris (Região Sul)
Rua São Benedito, 408 - Santo Amaro
Telefone: (11) 5523-0413

Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Região Norte)
Rua Plínio Pasqui, 186 – Parada Inglesa
Telefone: (11) 2924-5225

Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Região Leste)
Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista
Telefone: (11) 2032-3737