Programa Transcidadania promove mais uma formatura no Centro Laura Vermont

 

Foi em clima de muita animação que o Centro de Cidadania Laura Vermont, localizado na zona leste da capital, reuniu na sexta-feira (09) 22 pessoas trans, amigos e familiares para formatura do curso de Panificação Artesanal realizado pelo Núcleo Prates. O curso faz parte do Programa Transcidadania, que utiliza a educação como principal ferramenta e promove formação e a preparação de beneficiárias para o mercado de trabalho, oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para LGBTI.


Antes da entrega dos certificados todos os participantes assistiram três palestras: Gisele Santos, master coach, co-autora do livro O Segredo do Sucesso Pessoal falou sobre a importância dos LGBTIs em cursos na área do empreendedorismo. Na sequência, a assistente social do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Risandra Maria S. Rodrigues, abordou etiqueta profissional e deu dicas de elaboração de currículos. Para finalizar, a consultora técnica do SEBRAE/ unidade Itaquera, Lidia Matos, falou sobre aberturas de pequenas empresas, criatividade, concorrência e esclareceu pontos importantes sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI).


A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, participou do evento e ressaltou que as capacitações representam muito mais do que uma vitória- retratam a capacidade de se enfrentar os problemas que a vida apresenta, e, por esse motivo, devem ser comemoradas com amigos e familiares. “Formatura é um momento muito especial, pois significa que cumprimos uma etapa e que estamos aptos a começar uma atividade, seja um curso de curta ou de longa duração. Esperamos que essa seja a primeira de muitas qualificações, de realizações de sonhos e superações”, completou.


“Cada turma, cada pessoa que vejo abraçando essa oportunidade, recebendo uma certificação, por mais simples que pareça, é uma vitória, pois conseguiu um diploma. A nossa responsabilidade é muito grande e o comprometimento e dedicação do Departamento de Políticas para LGBTI com o Programa Transcidadania ainda maior”, disse o coordenador  de Políticas para LGBTI, Ivan Santos Batista. Ele mencionou também outras ações realizadas como o Casamento Igualitário, a Caminhada da AIDS e o Mutirão de Retificação de nomes e gêneros.


Para o sucesso da formatura, a Secretaria contou com apoio de entidades parceiras como o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, a Associação Comercial de Ermelino Matarazzo e o Instituto LaFemme – responsável pela maquiagem das formandas.