Transcidadania recebe curso de gastronomia realizado com apoio de Paola Carosella, jurada do MasterChef

 

 

Curso é uma parceria entre Coordenação de Políticas para LGBT, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), com apoio de Paola Carosella


Um curso de gastronomia, com apoio e conteúdo programático idealizado pela chef de cozinha, empresária e jurada do MasterChef, Paola Carosella. Este é o mais novo projeto oferecido às beneficiárias do Programa Transcidadania, a fim de capacitá-las para serem auxiliares de cozinha.

A ideia nasceu em reuniões que foram realizadas recentemente entre a Coordenação de Políticas para LGBT, Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), junto com as beneficiárias do programa – foi identificada uma necessidade que vai além da elevação escolar e durante os encontros procurou-se entender demandas, anseios e aptidões das beneficiárias, para a construção de um curso direcionado e eficiente. Posteriormente, foram realizadas reuniões com a Paola, que ofereceu todo o seu apoio.

De acordo com Ivan Batista, Coordenador de Políticas para LGBT, há necessidade de dar autonomia financeira às pessoas trans: “Além da transferência de renda e elevação da escolaridade, o Programa Transcidadania precisa profissionalizar as pessoas para que elas possam concorrer à oportunidades no mercado formal. É isso que essa parceria traz ao programa”, declara.

O curso será iniciado dia 21/11, com aula inaugural de Paola Carosella, e terminará dia 6/12 – no total, 25 beneficiárias do Transcidadania participarão do projeto de gastronomia, com direito a formatura no auditório do Ministério Público do Trabalho. Além do curso as alunas também poderão participar de workshops de poesia, realizados pela jornalista Elisa Lucinda.

 

O Programa Transcidadania

O Transcidadania é um programa de inclusão e elevação escolar de pessoas trans da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Os atendimentos acontecem nos 4 Centros de Cidadania LGBT que estão localizados nas regiões Norte, Leste, Central e Sul da Cidade de São Paulo.

Além da descentralização que democratizou o acesso ao programa o programa vem passando por diversas melhorias, entre elas o encaminhamento para estágios dentro da própria administração pública e para emprego formal na rede privada.


Centro de Cidadania Luiz Carlos Ruas (Região Central)
Rua Visconde de Ouro Preto, número 118
Tel: (11) 3225-0019
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
centrodecidadanialgbt@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont (Região Leste)
Av. Nordestina, n° 496 – São Miguel Paulista, São Paulo-SP
Tel: (11) 2032-3737
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
centrolgbtleste@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis – Zona Norte
Rua Plínio Pasqui, 186 – Parada Inglesa/SP
Tel: (11) 2924-5225
centrolgbtnorte@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Cidadania LGBT Sul
Rua São Benedito, 408 – Santo Amaro – São Paulo-SP
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Tel: (11) 5523-0413 | 5523-2772
centrolgbtsul@prefeitura.sp.gov.br