Debate levanta a questão de LGBTs refugiados

Bate-papo ocorreu após exibição do documentário "Last Chance” na Semana de Celebração do Dia Mundial do Refugiado

 A exibição de “Last Chance”, de Paul-Émile d’Entremont, deu início ao debate sobre a relação entre refúgio e pessoas LGBT, realizado na terça-feira (14), na sala do Circuito SpCine Olido. O bate-papo faz parte da Semana de Celebração do Dia Mundial do Refugiado e foi organizado pelo Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado, em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado (20 de junho).



A conversa que se seguiu ao documentário, que aborda a história de pessoas que fugiram de seus países e buscaram refúgio no Canadá por motivações LGBTfóbicas, contou com a presença da Juliana Tubini, assessora da Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC); Vinicius Feitosa, assistente de proteção do ACNUR/UNHCR Américas e Carla Mustafá, advogada e coordenadora voluntária do grupo de relação com refugiados do Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado.

Durante o debate foi levantada a questão da dificuldade de acesso aos dados e números de refugiados por motivos de orientação sexual e/ou identidade de gênero não só mundial, mas também no Brasil, e a necessidade de aprimoramento de tais dados. Foram também apresentadas as iniciativas desenvolvidas pela Coordenação de Políticas para População LGBT da SMDHC, como os Centros de Cidadania LBGT, o Transcidadania e a Parada do Orgulho LGBT.

Dentro da programação dessa Semana, no último sábado (11/06), o coordenador-adjunto da Coordenação de Políticas para Migrantes, Guilherme Otero, participou do painel Experiências locais de reintegração: perspectivas de policymakers, onde apresentou as políticas para a população imigrante desenvolvidas no município.