Programação Especial dos Centros de Cidadania LGBT

O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Felipe de Paula, entregaram hoje (20) mais uma Unidade Móvel de Cidadania LGBT Sul. A nova unidade é a segunda de uma frota de cinco vans que estarão em funcionamento até o final deste ano. Elas integram as ações do Plano de Metas da Cidade de São Paulo 2013-2016: Meta 061 – “Desenvolver ações permanentes de combate à violência por orientação sexual e/ou identidade de gênero e promoção da diversidade sexual”.

A entrega, hoje, foi na Praça do Campo Limpo, zona sul da cidade. A nova unidade percorrerá os bairros e espaços públicos da região para aproximar o Centro de Cidadania LGBT da população. O veículo é equipado e adaptado para realizar até dois atendimentos simultâneos às vítimas de homofobia e oferece serviços de teste rápido de HIV/Aids por fluido oral, atendimento às vitimas de violência motivada por discriminação de identidade de gênero e orientação sexual, encaminhamento para serviços de assessoria jurídica e psicológica e de assistência social.

Da esq. para dir.: Alessandro Melchior (SMDHC), o secretário Felipe de Paula (SMDHC), Silvetty Montilla, o prefeito Fernando Haddad e Salete Campari 

“Em geral, o poder público pede que o cidadão se desloque e vá para o equipamento público. É ele que tem que se mexer, buscar o seu direito. O que a gente aposta em unidades móveis como esta é inverter esta lógica, é a gente ir até o cidadão. O Estado tem que estar na rua, porque a vida acontece na rua. Precisamos que as pessoas sejam respeitadas em todos os lugares”, ressaltou o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, presente no evento, destacou a importância do respeito à cidadania. “Temos que combater toda e qualquer forma de intolerância. A gente sabe que a comunidade LGBT sofre muita intolerância, que às vezes começa dentro de casa. Às vezes a pessoa é expulsa de casa, da escola, do mercado de trabalho, e restam-lhe poucas alternativas para se desenvolver como ser humano. Este equipamento é para resgatar trajetórias que foram interrompidas e que podem ser retomadas com o apoio do poder público”

Também participaram do lançamento o coordenador de Políticas LGBT, Alessandro Melchior; o subprefeito de Campo Limpo, Antonio Carlos Ganem; os secretários municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer e de Habitação João Sette Whitaker; e o vereador Jair Tatto.

 

Programação da Unidade Móvel de Cidadania LGBT Sul

22/5: PARQUE SANTO DIAS - Rua Arroio das Caneleiras
Das 12h às 18h

25/5: PRAÇA FLORIANO PEIXOTO - Avenida Mario Lopes Leão
Das 12h às 18h

26/5: BOATE CAPELAS BAR - Estrada de Itapecerica, 3219
Das 19h às 23h

27/5: PRAÇA OPÇÃO BRASIL/PRAÇA DO JARDIM MIRNA - Avenida Antônio Carlos Benjamim dos Santos
Das 18h às 23h

28/5: PARQUE GUARAPIRANGA - Estrada Guarapiranga, 575
Das 12h às 18h