Em Maio, Cine Direitos Humanos exibe filmes LGBT

Programação exibe “Quanto Dura o Amor?”, “Tupiniqueens” e “Lampião da Esquina”

Um ciclo com três filmes de temática LGBT está na programação do mês de maio do projeto Cine Direitos Humanos, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O ciclo celebra a realização da 8ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo (28/5) e da 20ª Parada do Orgulho de São Paulo (29/5). As sessões são gratuitas.

Quanto Dura o Amor? focaliza três histórias que se desenrolam no coração da cidade de São Paulo. Marina é uma jovem atriz do interior, que vai tentar a sorte na cidade grande. Em São Paulo, ela divide um apartamento com Suzana, uma advogada solitária e misteriosa, e no mesmo prédio ela conhece Jay, um escritor em busca de um sentido para a vida. Coincidentemente, enquanto Marina fica encantada pela cantora Justine, Suzana engata um romance com um amigo do trabalho e Jay declara suas verdadeiras intenções para a prostituta Michelle, dando início a um período de revelações e descobertas para os três. Todos vivem no mesmo edifício, na esquina da Avenida Paulista com a Avenida Angélica, enfrentando o ritmo impiedoso da noite paulistana. No elenco destacam-se Maria Clara Spinelli, Sílvia Lourenço, Paulo Vilhena e Danni Carlos.

Veja o trailer

De Roberto Moreira (2009, 83 min, classificação indicativa: 16 anos)
14/5, 10h – Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
18/5, 19h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes


Tupiniqueens acompanha a vida de dezenas de drag queens em São Paulo, como Malonna Queenie, Glória Groove e Márcia Pantera, além de convidadas internacionais ex-participantes do Rupaul's Drag Race, como Adore Delano e Latrice Royale. Cada uma delas explica as motivações para criar uma drag, detalhando o processo criativo e o gesto político decorrente da presença das drags na noite paulistana. A obra apresenta a transformação do status marginalizado ao mainstream das drag queens e ainda trabalha a questão do preconceito com as drags dentro do próprio mundo gay.

De João Monteiro (2015, 79 min, classificação indicativa: 16 anos)
21/5, 10h – Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
25/5, 19h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes


Lampião da Esquina é um documentário sobre o primeiro jornal brasileiro a trazer abertamente questões homossexuais. Lançado em abril de 1978, em plena ditadura civil-militar, “O Lampião” retratava o ponto de vista dos homossexuais sobre diversas questões, inclusive a sexualidade. Um grupo de jornalistas e escritores do Rio de Janeiro e de São Paulo se uniram em torno do projeto, alimentando uma publicação que abriu caminhos para a imprensa da época, abordando temas polêmicos naqueles dias, como racismo, aborto, drogas e prostituição. O filme tem participação de Ney Matogrosso, Aguinaldo Silva, João Silvério Trevisan, Edy Star e Leci Brandão.

Veja o trailer 

De Livia Perez (2016, 85 min, classificação indicativa: 18 anos)
28/5, 10h – Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
1/6, 19h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Serviço

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Avenida Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes
Tel.: (11) 2555-2840

Espaço Itaú de Cinema - Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368

Entrada franca