Seminário discute saúde da população LGBT

Evento foi realizado no dia 8 e teve como objetivo apresentar à população o Plano Operativo Municipal de Saúde Integral da População LGBT

A Coordenação de Políticas para LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram no dia 8 o Seminário de Política de Saúde Integral para a População LGBT de São Paulo. O evento aconteceu na unidade da Universidade de Guarulhos localizada dentro do Shopping Light, no centro, e contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, do secretário-adjunto de Saúde, Paulo de Tarso Puccini, e do deputado federal Paulo Teixeira.

Na ocasião, foi apresentado o Plano Operativo Municipal de Saúde Integral da População LGBT, que trará para a Cidade a execução da Política Nacional de Saúde LGBT do Ministério da Saúde. São Paulo é o primeiro município brasileiro a adotar as diretrizes dessa política nacional. “Ainda há muito preconceito e falta de informação, que penalizam a população LGBT. Esse plano é uma de nossas respostas a isso”, disse o secretário Rogério Sottili.

Entre as ações previstas no Plano, está a formação de profissionais de saúde para o combate à homofobia e para o respeito do nome social de travestis e transexuais. “É fundamental fazer programas de combate à homofobia, mas os servidores públicos precisam ser parte disso. Eles precisam garantir e reconhecer a cidadania da população LGBT”, declarou o deputado Paulo Teixeira.

O Plano também prevê a disponibilização da hormonioterapia para travestis e transexuais. As ações foram definidas pelo Grupo de Trabalho instituído pela SMS para a construção do programa, da qual a SMDHC faz parte. No Seminário, a apresentação do Plano ficou a cargo de Julian Rodrigues, coordenador de Políticas para LGBT da SMDHC, e Celso Monteiro e Rosana Dal Bianco, da Secretaria Municipal de Saúde.

Na abertura do Seminário, o secretário-ajunto da Saúde, Paulo de Tarso Puccini, ressaltou a importância das políticas relacionadas à diversidade sexual, com ênfase na saúde da população LGBT, que, segundo ele, merece cuidado especial. “A saúde dessa população não pode ser encarada como um estigma, isso também é segregar.”

O secretário Rogério Sottili falou ainda sobre a importância das políticas transversais e da participação social. “Somente com ações transversais como essa, com a Secretaria de Saúde, poderemos dar respostas com políticas públicas para as demandas da população. E a participação social é fundamental nesse processo."

 

Seminário de Política de Saúde Integral para População LGBT de São Paulo
Universidade de Guarulhos, Shopping Light, sala 410
Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, centro
Dia 8/11, das 9h às 13h
Entrada livre e gratuita