Diálogos da Juventude movimentam Centro Cultural Ruth Cardoso

 


Um momento para se pensar nos jovens e nos possíveis significados de ser jovem: assim é possível descrever o encontro “Diálogos da Juventude”, realizado nesse sábado (23/06), no Centro Cultural Municipal da Juventude Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha. Durante o dia todo, mais de 150 jovens de até 29 anos debateram os principais desafios e prioridades para garantir direitos.

Resultado de uma parceria entre a Coordenação de Políticas para Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com o Conselho Municipal da Juventude, durante o evento foi discutida a condição juvenil na sociedade contemporânea – em especial em São Paulo – e o que é considerado fundamental nas ações do poder público, como o acesso aos equipamentos da prefeitura.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, esteve presente e destacou a importância de que os jovens acreditem em seus potenciais, para fazer a diferença no mercado de trabalho. “Vocês têm que entrar pela porta da frente, nunca se subestimem por qualquer limitação que queiram impor a vocês. Se apoderem do ser humano que vocês são – e, por isso, com direito de espaço nesse mundo”, declarou à plateia.

Assim como Eloisa Arruda, o deputado federal Floriano Pesaro e o superintendente social da Cohab, Luiz Fernando Alfredo, participaram da mesa de abertura do evento e falaram sobre os desafios de ser jovem.

“O segredo para o investimento na sociedade é a prevenção. Nós, autoridades, devemos dar oportunidades como trabalho, mas também abrir a cabeça da juventude para poder sonhar, dar esperança. Esse Centro aqui não existiria se a luta não acontecesse. Uma quadra de esporte diminui a demanda no serviço de saúde e os crimes”, disse Pesaro.

Já Luiz Fernando Alfredo abordou a postura que o jovem precisa ter, como “não perder nunca a capacidade de se indignar, saber que para ter conquistas profissionais, necessitará fazer renúncias e que, quando o jovem é da periferia, deverá se preparar ainda mais para superar os obstáculos e as injustiças existentes”.

No período da tarde, o evento contou com a presença da secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, que conversou sobre a realidade e necessidade dos jovens da periferia e apresentou algumas das ações da pasta.

Outras edições

Os “Diálogos da Juventude” deverão ser realizados novamente em breve, de forma regular. O objetivo é que os jovens possam demonstrar seus interesses e reivindicações, ajudando também a nortear o desenvolvimento de políticas públicas da cidade para essa faixa etária.