12 de agosto – Dia Internacional da Juventude

 

Celebrado mundialmente em 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude foi criado para a conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), há em todo o mundo dois bilhões de jovens que necessitam de políticas afirmativas de preservação e valorização, além de capacitações para os anos futuros.

A data surgiu em 1999 após uma aprovação da Assembleia Geral da ONU à recomendação – para que se criasse um dia de caráter internacional – feita na Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pela Juventude, em Portugal, entre os dias 08 e 12 de agosto de 1998. A resolução 54/120 foi aprovada e introduziu o Programa Mundial de Ação para a Juventude, com diretrizes que buscam reforçar as capacidades nacionais envolvendo esses jovens cidadãos, aumentando a qualidade e quantidade de oportunidades e desempenhando um papel importante no desenvolvimento deles.

Na cidade de São Paulo são três milhões de jovens entre 25 e 29 anos, considerados agentes essenciais para garantir o avanço da Agenda 2030 quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – entre eles a erradicação da pobreza e o crescimento econômico. Em relação a Direitos Humanos há avanços na conscientização contra o machismo, homofobia e todos os tipos de preconceitos que fragilizam o crescimento e desenvolvimento saudável da população jovem.

Que estes jovens possam ter cada vez mais motivos para celebrar!