Jovens do Bolsa Trabalho participam de palestra sobre educação financeira

 

 

Jovens do programa Bolsa Trabalho, da Prefeitura Municipal de São Paulo, participaram de atividade promovida pela Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania sobre educação financeira.

A iniciativa, realizada na Câmara Municipal de São Paulo, foi uma parceria com a ONG Bem Gasto que desenvolve um projeto sem fins lucrativos para ajudar as pessoas a administrarem melhor a sua renda, com dicas de orçamento familiar. A palestra teve como objetivo demonstrar como funcionam as diferentes formas de utilizar o dinheiro e a melhor maneira de negociar compras a prazo, utilizar cartões de crédito e outros meios de aquisição de mercadorias e serviços, bem como economizar investindo em poupanças.

Para mostrar como colocar em prática aquilo o demonstrado na palestra, os jovens debateram casos do cotidiano e sanaram as dúvidas com o palestrante e coach financeiro Fernando Alves Ribeiro.

Bolsa Trabalho

O programa Bolsa Trabalho é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, a partir de uma parceria entre as secretarias municipais de Emprego e Empreendedorismo, Direitos Humanos e Cidadania e Inovação e Tecnologia, para jovens com idade entre 16 e 20 anos.

As aulas acontecem nas sedes dos 12 FabLabs existentes em São Paulo – equipamentos da Secretaria Municipal de Emprego e Empreendedorismo localizados em diferentes pontos do município, para desenvolver projetos de tecnologia como start-ups. Nos FabLabs os jovens bolsistas participam de cursos de tecnologia de terça à sexta-feira; nas segundas e sextas-feiras ainda assistem a aulas de Direitos Humanos, na sede da SMDHC, no centro de São Paulo.

Os jovens recebem uma bolsa no valor de R$ 493, condicionada à freqüência de no mínimo 85% das aulas. A renda de cada integrante da família não pode ultrapassar o valor equivalente a meio salário mínimo, e o aluno deve residir próximo a um dos 12 FabLabs.