Programa Bolsa-Trabalho discute o fortalecimento da identidade como forma de superação dos obstáculos

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realizou nesta segunda-feira (19), em atividade no salão nobre da Sala São Paulo, uma de suas formações em direitos humanos e cidadania no âmbito do Programa Bolsa-Trabalho. Na condição de formadoras foram recebidas as convidadas Antônia Caetano Pinto, Elisabete Aparecida Pinto, Fátima Martinazzo e Magda Isabel Nascimento.


A formação pautou-se no tema “Rompendo com os cheiros e odores da desigualdade”, com resgate dos estudos e experiências pessoais das autoras, no sentido de apresentar uma reflexão acerca do racismo institucional e cotidiano. O encontro apresentou as relações entre o corpo humano e as possibilidades de transição social, ao evidenciar a vulnerabilidade de determinados grupos com base em padrões físicos, como é o caso da mulher negra.


Os alunos puderam experimentar aromas de diversos perfumes e associaram esses às suas próprias identidades e histórias pessoais. Segundo Elisabete Pinto, “a questão do cheiro não é irrelevante. Ele mostra como o corpo é atacado para afirmar a identidade do outro sobre nós. E isso se reflete na forma como nós vemos, nos portamos e nos colocamos no mercado de trabalho. Ser jovem, mulher ou negra não necessariamente vai te fazer pior. A capacidade de superar obstáculos sociais, raciais e de gênero está envolvida em como você se vê e se relaciona com o outro. O respeito buscando a igualdade é essencial para isso – e não só para a sua trajetória individual, mas também como você contribui para sua comunidade, sua família e sua cidade”.

 

O encontro também possibilitou o registro de vídeos em que o público mencionou quais são as suas perspectivas para o futuro, material que servirá de base para o desenvolvimento de novas ações no programa.

 

As formações em direitos humanos e cidadania, por meio do Programa Bolsa-Trabalho, visam capacitar jovens em conteúdos humanísticos a partir de metodologias que estimulem o senso crítico e o respeito à diversidade.