Coordenação de Políticas para Juventude participa do festival ‘Games for Change’

O evento acontece em Nova Iorque e explora a faceta social e educacional dos games

Entre os dias 20 e 25 de junho, a coordenadora de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Gabriela Vallim, participa do festival Games for Change (G4C), sediado em Nova Iorque (EUA). O evento une os principais criadores internacionais de games e visa promover a pesquisa, a criação, a aplicação e a disseminação de jogos digitais que transformem positivamente a sociedade.

O objetivo do festival é explorar o papel dos games, do jornalismo e da mídia independente em projetos de informação desenvolvidos por meio de desafios educacionais e sociais nas periferias urbanas do continente americado. Além de Gabriela Vallim, o Brasil também participa representado pelo diretor da G4C América Latina, Gilson Schwartz, que irá compartilhar experiências, visões e desafios na criação da "Era do Engajamento Lúdico".

A coordenadora participará amanhã (24) de um debate sobre políticas de democratização da comunicação por meio da criação de plataformas digitais colaborativas e inclusivas. Gabriela apresentará as ações do Plano Juventude Viva em São Paulo e levará uma proposta aos participantes do festival: a produção de um game que aborde a temática da juventude negra brasileira. “Nós precisamos nos conectar com as ações de comunicação e tecnologia de outras partes do mundo que possam auxiliar as nossas transformações sociais”, afirmou.

A professora Livia Ferolla também integra a delegação brasileira. Ela fará a tradução simultânea e apoio de produção, além de contatos com autoridades e lideranças do terceiro setor em Nova Iorque. Todos os gastos de passagem aérea serão cobertos pela FUSP, (Fundação de Apoio à USP).

Sobre Gabriela Vallim
Sua trajetória enquanto ativista começa aos 13 anos, quando participou do Programa da Secretaria Municipal de Educação – Imprensa Jovem e Nas Ondas do Rádio. Aos 17 ingressa na universidade através do curso de Comunicação Social – Jornalismo.

Entre diversas ações realizadas em sua trajetória, com 21 anos foi uma das idealizadoras do #15contra16 – Festival Musical Contra a Redução da Maioridade Penal, que resultou em uma campanha com diversas personalidades sobre o tema.

Em setembro de 2015, representou o Brasil na Conferência Geral da ONU nos Estados Unidos, na qual foram abordados os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável pautando a violência sofrida no Brasil pela juventude negra.

Hoje, à frente da Coordenação de Políticas para Juventude da Prefeitura de São Paulo, Gabriela Vallim assume o desafio de articular ações para a juventude, pautadas no Plano Juventude Viva, em especial o Programa Bolsa Trabalho e a elaboração de um Plano Municipal de Juventude, transformando as políticas públicas de juventude em políticas de Estado.