Novos representantes do conselho municipal de juventude tomam posse

Órgão reúne 42 membros da sociedade civil e do governo municipal com o desafio comum de ampliar a participação da juventude na elaboração de políticas públicas

Todos os conselheiros empossados presentes. Foto: Leon Rodrigues/Secom

Para cumprirem um mandato de dois anos, os 42 novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude (CMDJ) - 21 representantes da sociedade civil eleitos no ano passado e 21 indicados pelo poder público municipal - foram empossados na noite desta quinta-feira (14). Eles assinaram o Termo de Posse do CMDJ em cerimônia no auditório do 7º andar da Prefeitura, à qual estiveram presentes o prefeito Fernando Haddad, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula, além de representantes de diversas entidades que atuam em parceria com o Conselho.

O CMDJ é um importante espaço de participação e discussão das políticas públicas voltadas à juventude. Criado em 2008, o Conselho passou por um processo de reestruturação que resultou na Lei Municipal nº 16.120, de janeiro de 2015. Uma das novidades trazidas pela nova lei é a paridade de gênero: metade das cadeiras do CMDJ devem ser ocupada por mulheres. A medida visa ampliar a participação feminina nos espaços de representação política. A atualização inclui também, para as 21 cadeiras reservadas à sociedade civil, o estabelecimento de 14 eixos temáticos e de representantes das 5 regiões da cidade.

“Esse conselho é amplo, plural e representativo das diversas juventudes”, definiu um dos conselheiros empossados, Victor Amatucci, representante da cadeira de Inclusão Digital. “É um conselho que entende que a palavra juventude serve a isto: unir grupos diferentes em torno de pautas comuns”, completou.

Natalia Rodrigues Zanotti, representante do Grêmio da Gaviões da Fiel ocupante da cadeira de Esporte e Lazer, chamou atenção para a importância do diálogo institucional. "A gente sabe que não adianta só ir pra rua protestar, sem participar ativamente das decisões do Estado. Por meio do Conselho a gente pode ter voz e sugerir propostas voltadas para o esporte e para os torcedores", disse.

Cláudio Silva, o Claudinho, coordenador de Políticas para Juventude na SMDHC
citou o passe livre estudantil, as praças com WiFi Livre, os editais VAI e Redes e Ruas como políticas bem sucedidas que permitem uma real identificação com a política. “O que tem fortalecido a perspectiva do jovem de poder participar da política é ele conseguir se perceber ela”, afirmou o coordenador, durante a cerimônia.

O secretário, Felipe de Paula, assina o termo de posse, seguido por Claudinho e Fernando Haddad. Foto: Leon Rodrigues/Secom

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula, destacou a importância dos conselhos na elaboração de políticas públicas. “São diversos conselhos ligados à Secretaria, todos eles com um intuito: entender que só se constrói uma cidade com diálogo, com escuta e com respeito a todos. O modelo de gestão de portas fechadas, que não dialoga com a sociedade acabou, e acho que isso é um grande avanço para a cidade de São Paulo”.

Ao final, o prefeito Fernando Haddad enfatizou a participação política da juventude nos processos de transformação capazes de manter uma cidade viva. "A força das cidades hoje está na garra da juventude em querer viver melhor e não aceitar as condições impostas. Esta é a força de toda cidade", afirmou Haddad. 

As atribuições do conselho envolvem: denúncia de violações aos órgãos competentes, promoção da participação dos jovens e desenvolvimento de estudos relativos à juventude.

 

Confira a relação de conselheiros representantes do poder público:



Confira a relação de conselheiros representantes da sociedade civil: