Circuitos Juventude e Direitos Humanos na Cidade

A atividade integra a programação do 2º Festival de Direitos Humanos "Cidadania nas Ruas"

Galeria a Céu Aberto, em São Mateus, será um dos pontos visitados no Circuito Zona Leste

Serão realizados quatro circuitos de ônibus pelo centro e pelas periferias de São Paulo para visitação de espaços culturais e pontos históricos e contemporâneos relevantes na defesa e promoção dos Direitos Humanos. As visitas serão guiadas por artistas e articuladores locais que conduzirão discussões e workshops.

Inscreva-se aqui!

 

CIRCUITO ZONA SUL
A principal característica do circuito da zona sul é o debate sobre a ocupação do espaço público, considerando as áreas ociosas da região e o potencial artístico local, o protagonismo juvenil e a valorização das culturas periféricas e tradicionais.

O roteiro passará pelo Parque Cantinho do Céu, às margens da Represa Billings, uma importante área de preservação dos mananciais, com bosques heterogêneos, campos de várzea, brejo e vegetação aquática, além de equipamentos de esporte e lazer. O circuito segue para a Ilha do Bororé e a Aldeia Tonondé Porá, de etnia guarani, localizada em Parelheiros e demarcada como reserva indígena desde a década de 1980. O percurso termina na Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, criada por jovens da região de Parelheiros em 2010, onde ocorrem saraus, CineDebates, encontros, mediação de leitura e conversas com escritores.

Serviço
Condução: LOVE Produções
Quando: 9/12, 14h às 19h
Saída do Parque Cantinho do Céu, Rua das Andorinhas Brasileiras, s/n, Grajaú, às 14h
Roteiro: Parque Cantinho do Céu, Ilha do Bororé, Aldeia Tenondé Porá e Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

 

CIRCUITO ZONA LESTE
O roteiro do segundo dia visitará o projeto Galeria a Céu Aberto, idealizado pelo Grupo OPNI, que consiste em transformar lugares públicos em uma exposição de obras de arte de grafite à comunidade. As obras são pintadas a seis mãos, valorizando a cultura local e preparando jovens artistas a transformar o bairro em ponto turístico. A galeria também será um projeto piloto para ser aplicado em outras regiões carentes.

O circuito na zona leste iniciará no ateliê do Grupo OPNI, onde o coletivo cria seus projetos. O roteiro segue numa caminhada pelas vielas e ruas da Vila Flávia, em São Mateus, para que os jovens possam vivenciar as paisagens do bairro, com a arte e a história dos moradores. Durante o percurso será possível acompanhar a realização de um grafite do grupo, conhecendo as técnicas, dificuldades e a beleza dos murais. O roteiro terminará no espaço São Mateus em Movimento, com um sarau e apresentações de bandas locais de samba e rap.

Serviço
Condução: OPNI
Quando: 10/12, 14h às 19h
Saída da Avenida Mateu Bei, 2029, São Mateus, às 14h
Roteiro: ateliê do Grupo OPNI; galeria a céu aberto; berço do samba de São Mateus


CIRCUITO ZONA NORTE
O terceiro dia do Circuito Juventude e Direitos Humanos na Cidade visitará a Kaza Zumbi, na Brasilândia, um importante espaço cultural que busca estimular a troca de conhecimentos sobre temas como permacultura, bioconstrução e cultura afro-brasileira. Multirões, festas e atividades voltadas a adolescentes, jovens e adultos são realizadas no espaço. O passeio continua na Praça 7 Jovens, onde em abril deste ano uma chacina matou três jovens e deixou outros dois feridos. A praça já havia sido cenário, em 2007, de outra chacina que vitimou sete pessoas. A visita ao local pretende propor uma reflexão sobre os direitos ali violados e a desconstrução da cultura de violência.

O roteiro continua no Parque Linear do Canivete - implantado em 2010, o parque foi uma demanda da população para conter o crescimento urbano sobre as áreas de preservação permanente da Serra da Cantareira. O projeto prevê a recuperação de córregos, margens, a implantação de equipamentos esportivos e de lazer e realocação de população em áreas de risco. No local, foi criado o Espaço Cultural Arte na Rua. O circuito terminará na Comunidade Cultural Sambaqui, onde desde 2003 acontecem apresentações artísticas e oficinas de valorização da cultural afro, como o samba de bumbo, jongo e batuque de umbigada.

Serviço
Condução: Guardiães Griô
Quando: 11/12, 14h às 19h
Saída da Kaza Zumbi, Rua Enoch Barreira de Macedo, 85, Jardim Elisa Maria, às 14h
Roteiro: Kaza Zumbi, Praça dos Sete Jovens, Parque Linear do Canivete, Espaço Cultural Arte na Rua e Comunidade Cultural Sambaqui


CIRCUITO CENTRO
O último roteiro tem a característica de evidenciar marcos da luta de resistência à ditadura civil-militar (1964-1985). Conduzido pela Companhia Paulista de Teatro, serão encenadas esquetes que refletem os fatos históricos ocorridos em três locais emblemáticos - Alameda Casa Branca, número 815, onde ocorreu a emboscada e o assassinato de Carlos Marighella, em 1969; a antiga sede do DOI-CODI (Rua Tutóia, 921), um dos mais terríveis centros de tortura da ditadura; e a Rua Maria Antônia, local da famosa Batalha da Maria Antônia, nome atribuído ao confronto entre estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL/USP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 3 de outubro de 1968. Na ocasião, alunos da Universidade Mackenzie eram simpatizantes da ditadura e integravam o Comando de Caça aos Comunistas (CCC). O circuito se encerra em frente ao prédio da 2ª Auditoria Militar (Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 1.249), cenário de julgamentos históricos de réus políticos durante a ditadura.

Serviço
Condução: Cooperativa Paulista de Teatro
Quando: 12/12, 14h às 19h
Saída da Praça Roosevelt, s/n, Consolação, às 14h
Roteiro: Monumento Marighella, antiga sede do DOI-CODI, Centro Universitário Maria Antônia (USP) e 2ª Auditoria Militar.

Confira a programação completa do 2º Festival de Direitos Humanos "Cidadania nas Ruas"