Manifestações ao redor do mundo são tema de encontro internacional promovido pela SMDHC

Seminário Encontro – Como Construir o Comum: as Revoltas Globais nas Redes e nas Ruas contou com a participação de representantes de países que foram palcos de grandes protestos, como Espanha, Turquia, Chile e Estados Unidos, além do Brasil

Procurando entender o contexto das manifestações que têm tomado as ruas do Brasil e do mundo, além das redes sociais, a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania  promoveu, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES) e com o apoio da Rede Universidade Nômade (SP), da Secretaria de Comunicação e da Secretaria do Governo Municipal, o seminário internacional Encontro – Como Construir o Comum: as Revoltas Globais nas Redes e nas Ruas. O evento começou na segunda-feira, dia 18, e terminou na terça, dia 19, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) da Liberdade, região central.

Com transmissão ao vivo pelo portal da SMDHC, os dois dias de seminário contaram com a presença de representantes de países que nos últimos anos foram palcos de grandes protestos, como Espanha, México, Estados Unidos, Chile e Turquia, passando pelas manifestações no Brasil, em junho, e buscaram dialogar com os protagonistas dessas manifestações.

O seminário foi aberto com uma aula magna do filósofo italiano Antonio Negri, autor dos livros ‘Império’ e ‘Multidões’. “O que as manifestações ao redor do mundo têm em comum é o desejo da retomada do público no sentido de estar junto, de descobrir um ‘nós’. Elas nascem da inquietação perante as desigualdades sociais e do desejo de construir o ‘comum’, que vai além do que é público ou privado”, disse o filósofo.

A abertura contou também com a presença do representante da Universidade Nômade, Giuseppe Cocco, que falou sobre as manifestações que tomaram o País neste ano: “Os movimentos de junho vieram para mostrar que há sim como mudar valores”. O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, ressaltou a importância do evento: “Nosso foco aqui deve ser procurar entender as mobilizações e não julgá-las”.

Na terça, o evento prosseguiu com a apresentação 'Tecnopolítica dos #protestosBR em contexto global', de Javier Toret, Tiago Pimentel e Bernardo Gutierréz. O evento teve ainda dois encontros com a temática 'O que dizem as redes e as ruas – a construção de um novo mundo'. No primeiro, estiveram representantes do Brasil (Rio de Janeiro), Espanha (Barcelona), Estados Unidos (Nova York) e México (Guadalajara); no segundo, do Chile (Santiago), Turquia (Istambul), Espanha (Madri), Brasil (São Paulo) e Peru (Lima).


Encontro – Como Construir o Comum: as Revoltas Globais nas Redes e nas Ruas
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
Avenida Liberdade, 532, Liberdade, centro
Dia 18/11, a partir das 19h; dia 19/11, a partir das 12h