Secretário visita Incubadora de Projetos para fortalecer e ampliar as ações do equipamento

Rogério Sottili acompanhou as atividades em andamento e trocou ideias para o desenvolvimento de novos projetos no espaço

A Incubadora de Projetos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) recebeu nesta quinta-feira, dia 17, a visita do secretário Rogério Sottili para um bate-papo com Bethânia Suano, coordenadora da Incubadora de Projetos, e Marina Neves, gestora de Projetos do Comunica DH, principal ação da Incubadora, sobre o encaminhamento das atividades em andamento e o desenvolvimento de novas ideias.

Localizada no bairro do Cambuci, a Incubadora é um equipamento público municipal voltado ao tema de direitos humanos e cidadania, onde são desenvolvidos projetos-pilotos e outras atividades que articulem os públicos e os temas de trabalho da SMDHC, com foco na comunicação sobre direitos humanos.

A Incubadora passa por um processo de reformulação do espaço e reelaboração da programação, com ampla participação de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e coletivos. Atualmente, quatro salas reformadas abrigam as ações do projeto Comunica DH, que oferece oficinas formativas sobre direito à comunicação e liberdade de expressão, em parceria com a organização da sociedade civil Intervozes. As aulas e o material didático são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/1okcOfD.

Durante a visita, o secretário elogiou as instalações. “Nós temos aqui um dos grandes equipamentos de São Paulo, num bairro carente desse tipo de equipamento, que é o Cambuci. Não se encontra em qualquer lugar um espaço com essas condições para desenvolvermos atividades que promovam inclusão, com direito à comunicação e os direitos humanos intermediando tudo.”

Projetos futuros

Além do acervo do museu da antiga Gráfica Municipal, a Incubadora conta com a sala de estar pública – local designado hoje para o debate de temas relacionados aos direitos humanos –, que receberá, em breve, encontros que discutam filosofia e ética a partir das estéticas dos excluídos. Já a sala de cinema, usada atualmente para o Cine Debate, poderá ser utilizada também como um espaço de exibições semanais. Outras salas, que funcionam como Telecentro, já oferecem curso gratuito de informática para a população.

Atividades voltadas às artes cênicas e visuais, literatura, cinema e fotografia serão implementadas gradualmente. Os projetos vêm sendo desenvolvidos em parceria com organizações da sociedade civil, de acordo com os eixos temáticos das coordenações da SMDHC, o que, segundo o secretário, deverá nortear o Comunica DH. “Esse projeto precisa dialogar com as nossas temáticas. Temos que estabelecer e deixar claro que nosso foco não é apenas cultural. É cultura integrada aos direitos humanos”, pontuou Sottili.


Incubadora de Projetos
Rua Otto Alencar, 270, Cambuci
Tel.: (11) 3208-2020