SMDHC prestigia entrega do Prêmio USP de Direitos Humanos 2017

 

A Universidade de São Paulo realizou nesta sexta-feira, 29 de junho, a entrega do Prêmio USP de Direitos Humanos 2017. O homenageado foi o professor Kabengele Munanga, pela sua trajetória de vida e seu trabalho como estudioso da população afro-brasileira e o racismo no Brasil. A convite do presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, ex-ministro da Justiça José Gregori, a secretária municipal de Direitos Humanos, Eloisa Arruda, e a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Mayra Belmonte Lanza, prestigiaram a solenidade.

Professor aposentado do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Munanga nasceu no Congo, em 1940, onde se graduou em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e iniciou sua carreira acadêmica como professor assistente. Em 1969, iniciou seus estudos de pós-graduação na Universidade Católica de Louvain (Bélgica) e foi pesquisador no Museu Real da África Central, em Tervuren (Bruxelas). Porém, por motivos relacionados à ditadura militar instalada no Congo, veio para o Brasil – onde concluiu seu doutorado em 1977 pela Universidade de São Paulo e se tornou professor titular do Departamento de Antropologia.

Munanga desenvolveu pesquisas nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-Brasileira, com ênfase em temas como o racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais, tendo sido um dos protagonistas no debate nacional em defesa das cotas e ações afirmativas. Em seu discurso de agradecimento, o homenageado relembrou a afirmação de que “dançava uma valsa” ao realizar suas pesquisas, “com um pé na academia e outro na realidade”. Munanga também acrescentou: “Acredito que não teria muito sentido fazer ciência sem que houvesse conhecimento de nossa sociedade”.

Participaram ainda da solenidade o Reitor da USP, Vahan Agopyan, o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Paulo Roberto Bonjorno, e o professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Ricardo Alexino Ferreira, além de outras autoridades que assistiram à cerimônia.


Prêmio USP de Direitos Humanos

O Prêmio USP de Direitos Humanos foi criado pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade em 2000, com o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos no Brasil.

A Comissão de Direitos Humanos da USP é presidida pelo ex-ministro de Justiça, José Gregori, e formada pelos professores Sueli Gandolfi Dallari (Faculdade de Saúde Pública), Maria Hermínia Tavares de Almeida e Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari (Instituto de Relações Internacionais), Ricardo Alexino Ferreira (Escola de Comunicações e Artes), Eunice Aparecida de Jesus Prudente (Faculdade de Direito), Taís Gasparian (Instituto de Estudos Avançados), Gustavo Gonçalves Ungaro (Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo) e Cristiano Buoniconti Camargo (discente).