Pacto pela inclusão social de jovens negras e negros no mercado de trabalho prevê valorização de iniciativas pela igualdade racial

 

 

A Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, participou do lançamento do Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho de São Paulo, promovido pelo Ministério Público do Trabalho.

Lançado durante o Fórum Estadual de Prevenção e Combate à Discriminação Racial nas Relações de Trabalho, o Pacto é resultado de um trabalho conjunto – do qual participou a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mayra Belmonte Lanza, além de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo e de empresas, organizações sociais e sociedade civil – que define a cooperação entre entidades governamentais e não governamentais, bem como a sociedade civil e outras instituições, visando a implementação de ações específicas para a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho.

O objetivo do Pacto será mapear, identificar, desenvolver e aplicar estratégias de inclusão no mercado de trabalho de jovens negras e negros (de graduados a pós-graduados), independentemente da área de formação acadêmica, com a finalidade de ampliar a inclusão, permanência e ascensão destes profissionais em sua vida profissional. A gestão e monitoramento das ações referentes ao projeto será feita por meio de relatório semestral.

As empresas e instituições que aderirem ao pacto assumem várias responsabilidades, dentre elas a elaboração de censo de empregados (com recorte de raça/cor e gênero), indicadores de gerência e diretorias, divulgação do organograma da empresa. O objetivo é favorecer a criação de mecanismos e programas de capacitação que promovam a igualdade.