Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro é entregue à secretária

 

 

Foi uma noite de celebração e reflexão no auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina: os 130 Anos da Abolição da Escravatura, comemorados em 13 de maio, serviram como tema para a discussão de qual liberdade existe hoje para a população negra, durante aula magna organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares.

O hino nacional foi cantado pelo músico da escola de samba Vai Vai, Edimar Tobias da Silva, com o ator Deo Garcês interpretando o patrono do fim da escravidão no Brasil, Luís Gama. O reitor anfitrião do evento, José Vicente, destacou que Zumbi dos Palmares certamente estaria orgulhoso.

Foram apresentadas ações e parcerias para o ingresso de jovens negros no mercado de trabalho. “A Iniciativa Empresarial se torna um marco para a inclusão no mundo do empreendedorismo, na diversidade corporativa e nas oportunidades de competitividade para afrodescendentes de todo o país”, comemora José Vicente. O Banco de Talentos criado conta, até o momento, com 30 empresas parceiras.

A noite ainda registrou a entrega da medalha do mérito cívico afrobrasileiro a onze personalidades que contribuem no combate ao racismo e ajudam na busca de negros por oportunidades – uma das homenageadas foi a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda. José Vicente destacou que ela foi a responsável por criar a legislação que pune as empresas que praticam discriminação racial no mercado de trabalho além de, hoje, estar construindo um projeto para dar emprego a jovens negros na prefeitura e em sua cadeia de fornecedores. Eloisa agradeceu a homenagem e exaltou o “dia de louvação à ancestralidade, que nos fortalece e nos traz a esse momento”. A secretária ainda lembrou que, recentemente, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Faculdade Zumbi dos Palmares instituiu a iniciativa empresarial pela igualdade.

Também foram condecorados Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, Vahan Agopyan, reitor da USP, Glaucimar Peticov, diretora de RH do Bradesco, Marcos da Costa, presidente da OAB-SP, Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, Luiz Trabuco, presidente do Bradesco, Rossieli Soares da Silva, ministro da Educação, Ismael Ivo, bailarino e coreógrafo do Theatro Municipal de São Paulo, Martinho da Vila, cantor e escritor e Glória Maria, jornalista da TV Globo.