SMDHC participa de ato de enfrentamento à Intolerância Religiosa

 

Tendo como referência o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado dia 21 de janeiro, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania promoveram na tarde desta quarta-feira (31/01) um encontro sobre o tema. Realizado no Espaço da Cidadania André Franco Montoro (Secretaria Estadual de Justiça), o evento reuniu diversos convidados para a discussão da realidade brasileira e mundial sobre o problema da discriminação religiosa e as ações que podem ser desenvolvidas visando conscientização e respeito ao pluralismo religioso.

O secretário estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, mencionou a cultura de paz: “A intolerância religiosa talvez seja um dos mais duros ataques à humanidade porque viola o direito que todos têm de professar a sua crença, a sua fé, ou a ausência dela”. Em sua fala, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, lembrou situações de desrespeito e intolerância no mundo como o cenário em Mianmar, onde muçulmanos e budistas lutam por uma cultura de paz, mas – de forma contraditória – encontram em suas próprias religiões um obstáculo para a convivência pacífica. “A cidade de São Paulo acolhe pessoas com diversos perfis religiosos e é importante a aceitação e o respeito da diversidade de todas as religiões: as de matrizes africanas, o cristão, o budista e tantas outras e o ateu. Todos fazem parte de nossa cultura. Hoje temos uma oportunidade de comunhão e reflexão sobre o respeito mútuo”.

Estiveram presentes ainda o secretário adjunto da Justiça, Luiz Souto Madureira, a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas Rodrigues, o coordenador Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Eneas Silva dos Santos, o membro do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença do Estado de São Paulo, Yalorixá Carmem de Oxum, o presidente do Fórum Permanente de Liberdade de Crença e Cultura de Paz, Yalorixá Liliane d’ Oxum, a coordenadora Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, Deborah Malheiros, o monge Ryosan, e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Nigéria, Alexandre Ifatolá Dosunmu.


Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa/Mãe Gilda

Comemorado anualmente em 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, foi oficializado em 2007. A data homenageia Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador (BA). Acusada de charlatanismo por uma publicação religiosa, teve sua casa invadida, sofreu agressões físicas e verbais e viu seu terreiro ser depredado. Após enfartar, faleceu em 21 de janeiro de 2000, vítima do crime de intolerância religiosa.
É importante lembrar que no Brasil a Lei no 7.716 (de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei no 9.459, de 15 de maio de 1997) considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões – qualquer uma delas.