21 de Janeiro – Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Comemorado anualmente em 21 de janeiro, o Dia Mundial da Religião busca a promoção do respeito, tolerância e diálogo entre todas as religiões existentes ao redor do globo. A criação da data teria ocorrido em dezembro de 1949, em uma Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is, religião monoteísta fundada na Pérsia em meados do século XIX. O objetivo é incentivar a convivência e a tolerância entre todas as diferentes religiões e doutrinas – já que muitas das guerras e conflitos tiveram (e ainda tem, mesmo atualmente) crenças diferentes como origem.

No Brasil, nesta mesma data, é celebrado ainda o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, oficializado em 2007. A data homenageia Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador (BA). Acusada de charlatanismo por uma publicação religiosa, teve sua casa invadida, sofreu agressões físicas e verbais e viu seu terreiro ser depredado. Após enfartar, faleceu em 21 de janeiro de 2000, vítima do crime de intolerância religiosa.

Em uma sociedade (infelizmente) cada vez mais intolerante, é importante lembrar que no Brasil a Lei no 7.716 (de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei no 9.459, de 15 de maio de 1997) considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões – qualquer uma delas.

Que o dia 21 de janeiro possa servir como um dia de conscientização, para avançarmos ainda mais em direção àquilo que todas as religiões pregam: paz!