SMDHC realiza Fórum de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero

Debater sobre a necessidade de combate ao racismo e desigualdade de gênero, questionar direitos e políticas públicas, propor o estranhamento da ausência de mulheres negras em espaços de poder. Estes são alguns dos temas discutidos nesta quarta-feira (22), no Fórum de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, realizado no auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

O Fórum é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Políticas para Mulheres e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, ambas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O evento integra, dessa maneira, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e é parte das celebrações do Dia e do Mês da Consciência Negra.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, participou da solenidade de abertura do Fórum. “Realizar um evento como este é mais que uma necessidade, é a oportunidade de ficarmos alertas para situações que ocorrem cotidianamente. O racismo, a promoção da desigualdade, a dificuldade que existe para que afrodescendentes ocupem cargos de liderança e gestão – principalmente as mulheres, ainda mais desvalorizadas. Os debates aqui propostos hoje são estímulos a esta luta que não podemos nem devemos abandonar, em busca de uma sociedade mais igualitária”.

O objetivo do Fórum é ampliar o debate sobre a situação da mulher negra no Brasil e incentivar a formulação de estratégias para o combate da desigualdade de gênero e do racismo. Além da secretária participaram da solenidade de abertura a Secretária-Chefe da Casa Militar do Governador e Coordenadora Estadual da Defesa Civil, Helena Reis, a Coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania , Elisa Rodrigues, o Secretário Geral do Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial – INSPIR/Força Sindical, Francisco Quintino, o Diretor Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares, Igor Oliveira (representando o Reitor José Vicente), a Coordenadora de Políticas para Mulheres da SMDHC, Gislaine Caresia, e o Coordenador de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC, Enéas Santos.