A Saúde da população negra e a qualidade de vida são debatidas em Seminário

 

 

O que era para ser um ciclo de palestras evoluiu para uma roda de conversas e troca de informações entre público e profissionais de saúde no Seminário “A Saúde da População Negra e a Qualidade de Vida”, nesta quarta-feira (25) e promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O evento foi aberto para funcionários públicos, estudantes e público em geral.

 

Logo no início, exercícios corporais fizeram com que os participantes interagissem . Em seguida, profissionais de saúde abordaram diversos temas tais como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, nutrição, saúde da mulher, DSTs e saúde bucal. As discussões sobre acesso à saúde e racismo também mereceram destaque.

 

“Esse evento representa a luta da população negra, um momento que temos para poder reivindicar questões de saúde como o acesso e o próprio racismo”, analisou Valdete Ferreira dos Santos, assistente técnica da Saúde da População Negra da SMS. A assistente ainda explicou que a SMS mantém uma área técnica para capacitar profissionais de saúde a fim de atender as especificidades da população negra e o combate ao racismo institucional. “Essa área técnica específica para saúde da população negra da SMS surgiu como um atendimento à reivindicação do movimento negro”, explicou Valdete.

 

“Quando se abre um debate ou um grupo de discussões percebemos as lacunas que ainda existem. Os negros representam 53% da população brasileira e que mais sofrem nos atendimentos médicos pela questão do racismo. Este evento serve para sensibilizar profissionais da saúde. Abrindo a discussão para esse tema construímos o diálogo”, informou Eneas Silva dos Santos, coordenador da Promoção da Igualdade Racial da SMDHC.