Secretarias discutem ações para promoção da igualdade racial

Na última sexta-feira, (18) a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, recebeu o Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Juvenal Araújo Junior, para discutirem e firmarem parcerias que intensifiquem o combate ao racismo. O secretário Juvenal Araújo destacou a necessidade de reforçar os laços institucionais em prol da diversidade étnico-racial – e, dentre as questões tratadas, reforçou a importância do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR - que incentiva a execução de projetos e atividades concebidos por municípios e estados.

Para Eloisa Arruda, as ações devem ser desenvolvidas a partir do comprometimento recíproco entre as duas instituições, sendo essencial adotar medidas que atendam os grupos étnico-raciais em seus variados aspectos. A secretária ainda falou do novo modelo de atuação que deve ser implementado nos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial, sob gestão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Foram discutidos também o sistema de cotas raciais em concursos públicos, ações de fomento à empregabilidade e empreendedorismo, o programa Juventude Viva, medidas de proteção à saúde da população negra, ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na rede pública e a capacitação do funcionalismo público em questões de raça e etnia. Participaram do encontro a coordenadora municipal de Políticas de Igualdade Racial, Alessandra de Cássia Laurindo, a coordenadora estadual de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas Rodrigues, o presidente estadual do Tucanafro SP, Luis Fernando Mestre Sala e o Pai Nilton de Xangô.