SMDHC E OABSP discutem enfrentamento ao racismo

 

Reunião realizada na tarde desta terça-feira (23) entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Comissão de Igualdade Racial da OAB SP é o início de um trabalho intensivo que as duas entidades deverão desenvolver contra o racismo na cidade de São Paulo.

Participaram do encontro com a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, as representantes da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, presidente Carmem Dora de Freitas Ferreira e Ivone Ribeiro. As assessoras da Coordenação de Políticas de Igualdade Racial da SMDHC, Juliana Marinho de Andrade e Maria Aparecida Pinto, também estiveram presentes.

Dados apontados pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, revelam que os crimes de racismo e injúria racial ainda merecem atenção. Desde 2015, as denúncias aumentaram consideravelmente e, dentre as violações mais comuns, estão as de discriminação, violência psicológica, física, institucional e negligência.

Para Eloisa Arruda, o trabalho em conjunto com a OAB SP será extremamente importante – ela destacou as ações da entidade no acolhimento de denúncias de racismo nas unidades de todo o estado de São Paulo. Opinião também compartilhada por Carmem Dora, que lembrou da importância de questões relacionadas à dignidade humana e da parceria com a SMDHC para o enfrentamento a qualquer tipo de discriminação racial.