Dia da mulher negra-latino-americana e caribenha é comemorado em evento

 

Durante toda a tarde e noite desta segunda (24/07) ocorreu na Sala Olido, na Avenida São João, o encontro sobre “Justiça, Desenvolvimento e Reconhecimento”, em busca da igualdade de direitos para a mulher negra-latino-americana e caribenha, homenageada com seu dia desde 1992.

Para Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora municipal de Promoção a Igualdade Racial, o evento dá uma visibilidade importante a todo tipo de luta da mulher negra.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, destacou que o dia é de festa, mas também de conscientização e reflexão. “A superação do racismo e da desigualdade de oportunidades ainda são desafios a serem vencidos”, completou.

O presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo e prefeito regional de Pirituba, Ivan Renato de Lima, enalteceu o dia de resgate ao trabalho das mulheres afro-descendentes e disse que “se o país está de pé, é graças a elas”. O CPDCN tem como missão propor medidas que visem à defesa dos direitos dos negros e o combate à discriminação.

Estiveram presentes no evento Adolfo Pinheiro, coordenador do programa Fablab e André Franco Montoro Neto, assessor técnico na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. A Fablab, maior rede de laboratórios públicos de fabricação digital, elaborou doze troféus entregues às homenageadas.