Universidade Aberta da Pessoa Idosa

A criação de uma Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI) pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é um desafio e uma nova experiência assumida pela Prefeitura de São Paulo ao dar às pessoas idosas acesso ao conhecimento nas diversas áreas do saber como saúde, arte, ciências sociais, cultura, esporte e lazer, direitos humanos além de promover sua reinserção social.

A UAPI oferece cursos gratuitos e sem pré-requisitos. Seu público-alvo é a população idosa que vive nas regiões mais extremas da cidade com chances escassas de acesso à cultura, lazer e novas tecnologia, mas reserva também vagas a técnicos ou pessoas que se interessam em trabalhar com pessoas idosas, criando um espaço de diálogo e troca intergeracional.

O projeto se concretizou como resultado das parcerias estabelecidas com a Universidade Federal de São Paulo, apoiada pela Diretoria do Campus São Paulo, e com a Secretaria de Educação, tendo o apoio da Assessoria de Programas Especiais e CEUs. O curso vem se desenvolvendo nos campi da Unifesp da Vila Clementino e Santo Amaro e nos CEUs Aricanduva, Parelheiros e Cantos do Amanhecer. Esta ação tem grande importância social para as pessoas idosas nas respectivas regiões.

A Universidade Aberta abre oportunidade de acesso a novos conhecimentos e promove a reflexão dos direitos da pessoa idosa compondo o universo dos direitos humanos. Por outro lado, cria condições para análise da realidade, seguindo o princípio básico da educação para emancipação da população idosa. 

Envelhecer é um processo natural, entretanto a sociedade contemporânea não aceita o envelhecimento como tal e destina um lugar de sombra e preconceito à pessoa que envelhece. O espaço criado pela UAPI objetiva estimular a discussão e a proposição de políticas de enfrentamento à violência e discriminação contra a pessoa idosa.

A UAPI oferece uma formação multitemática e interdisciplinar contando com especialistas nas diversas áreas. O curso em 2015 está organizado em três grandes eixos: Promoção de saúde, Humanidades, Artes e Cultura, cujos respectivos conteúdos abordam os seguintes temas: envelhecimento populacional e individual; envelhecimento como fenômeno social; história do bairro e da cidade em que vivemos; histórico dos Direitos Humanos, Estatuto do idoso, leis e políticas públicas; a arte e a cultura no contexto da cidade de São Paulo, sua periferia e seus centros de produção.

A UAPI pretende ser um espaço de reunião e troca de experiências entre grupos de pessoas jovens e idosas. Este trabalho deverá ser o resultado de uma história coletiva e social, fruto dos movimentos sociais e das demandas e interesses que compõem o cotidiano da população envelhecida que construiu a cidade de São Paulo e hoje quer refletir o envelhecimento como uma forma de se ver na história da cidade.

CEU Aricanduva 
Avenida Olga Fadel Abarca, 1, Jardim Santa Terezinha
Telefone: (11) 2721-1097

CEU Parelheiros
Rua José Pedro de Borba, 20, Jardim Novo Parelheiros
Telefone: (11) 5921-4479

CEU Cantos do Amanhecer
Avenida Cantos do Amanhecer, s/n, Jardim Eledy
Telefone: (11) 5824-5696

Unifesp Santo Amaro
Avenida Padre José Maria, 545, Santo Amaro
Telefone: (11) 3385-4350

Unifesp Vila Clementino 
Rua Botucatu 740 - 5º andar - Vila Clementino

Mais informações: (11) 3113-9710 | 3113-9704