Escola de Conselhos realiza formatura da primeira turma

 

 

O auditório Sérgio Vieira de Melo, da Câmara de Vereadores de São Paulo, recebeu nessa segunda (25/06) o encerramento das aulas da Escola de Conselhos – uma realização da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa (da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania) em parceria com o Grande Conselho Municipal de Idoso e a Escola do Parlamento.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, avaliou a importância dessa primeira turma da escola de conselhos, contribuindo para “a formação da cidadania, da democracia e dos direitos humanos”. A coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, Sandra Regina Gomes, citou o educador Paulo Freire para comemorar a formatura dos alunos: “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. E completou: “Vamos mudar a história do envelhecimento no nosso país”.

Clotilde Benedik de Souza, presidente do GCMI, lembrou que a ideia e realização desse curso com a primeira turma da Escola de Conselhos surgiram nessa gestão e cumprimentou os alunos que estão se formando hoje e poderão fazer parte do Grande Conselho Municipal do Idoso.

Escola de Conselhos

O objetivo é estimular, motivar e orientar pessoas idosas que pretendem se candidatar nas próximas eleições do Conselho ou contribuir para quem se interesse pela temática. Foram abordados durante as aulas nesse primeiro semestre as políticas públicas, o Fundo Municipal do Idoso, o papel do conselheiro e quais são os marcos legais de garantia de direitos da pessoa idosa.

A Escola de Conselhos possuiu uma carga horária de 33 horas, com 11 encontros, sendo 1 aula por semana no Auditório da SMDHC, para um público de 50 pessoas.

Vários órgãos relevantes participaram como palestrantes das aulas: OAB, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, USP, Grande Conselho Municipal do Idoso, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Esporte, Secretaria de Educação, além da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.