Idosos se reúnem para aula inaugural na Escola de Conselho

 

Foi em clima de confraternização e em formato de dinâmica de grupo que aproximadamente 50 idosos falaram sobre suas expectativas na manhã desta quarta-feira (18) durante a aula inaugural da Escola de Conselho, no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O evento é uma iniciativa da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa, com o apoio do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI).

O curso é preparatório para a formação de conselheiros da próxima gestão do GCMI, com eleição prevista para o dia 04 de agosto. Além dos candidatos, participaram também pessoas em busca de conhecimento dos direitos da pessoa idosa. No total, serão 11 encontros de preparação e troca de experiências com a participação de palestrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, da Universidade de São Paulo-USP, do Fórum do Idoso e do Grande Conselho Municipal do Idoso.

“Todos os módulos tratarão sobre as diversas percepções do envelhecimento, a demanda de nossa cidade, a aplicabilidade do Estatuto do Idoso e questões relacionadas à democracia e participação. Servirá como uma base importante de ações públicas não somente para os futuros conselheiros, mas também para os demais que participarão do curso”, informou a coordenadora Sandra Regina Gomes.

Uma das participantes, Akiko Akiayama, acredita que o encontro será benéfico para a formação do conselho e também para saber como atuar com os idosos na cidade. Ela lembrou a importância da conscientização dos mais jovens em relação às dificuldades enfrentadas pelos idosos e a necessidade de “prepará-los, porque um dia também envelhecerão”. Akiko reforçou também a questão do trabalho em conjunto dizendo: “Não gosto da palavra eu, gosto da palavra nós”. As aulas continuam até o dia 25 de junho.