Idosos comemoram o carnaval no Polo Cultural da Terceira Idade

 

 

Na quinta-feira, 8 de fevereiro, os frequentadores do Polo Cultural da Terceira Idade do Cambuci tiveram uma tarde diferente: os idosos curtiram um baile carnavalesco, ao som das marchinhas de Chiquinha Gonzaga, músicas da banda Arte de Viver – formada por alunos do local – e apresentação de integrantes da bateria da escola de samba Vai –Vai. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania por meio do Departamento de Política para Pessoas Idosas, teve como objetivo estimular a interação social, aproveitando o dia para promover a confraternização entre os foliões.

Cerca de 40 pessoas participaram do baile – com muita animação, dançando e cantando, os participantes relembraram carnavais antigos. Para a diretora do Departamento de Políticas para Pessoas Idosas, Sandra Regina Gomes, nesta idade é fundamental conviver em sociedade. “O carnaval é uma celebração popular que marca. Por isso temos tanta facilidade de integrar, se distrair e convencer o idoso a sair de casa – e a ideia é que aqui eles possam conhecer pessoas diferentes, de várias gerações e gêneros, para que não se sintam sozinhos”.

Quem também aproveitou a festa foi a mais antiga frequentadora do polo, Terezinha Oliveira, de 88 anos. “Estar presente no carnaval me fez lembrar os anos da minha mocidade. Esse lugar é como se fosse a minha segunda casa”. Um dos destaques foi a fantasia de Ivone Ciocci, de 67 anos, que se produziu para cair na folia. “Adoro comemorar, por isso produzi minha roupa. Peguei uma saia com suspensório, uma blusa, coloquei uma tiara no cabelo e vim aproveitar para dançar.”

Além da comemoração, os idosos também assistiram a exibição de um filme sobre a vida de Chiquinha Gonzaga, participaram do sarau “Histórias da Época de Chiquinha Gonzaga”, da roda de conversa e do cantinho carnavalesco, espaço separado para confecção de máscaras. Para Vera Lucia Gomes, de 73 anos, a atividade ajuda a encorajar as pessoas idosas. “A oficina nos ajuda a criar, a ser parte de um processo, já que em alguns casos não nos sentimos capazes de realizar determinadas atividades, por conta da idade”. E que a folia continue!