São Paulo adere ao Programa SP Amigo do Idoso

 

A Prefeitura de São Paulo assinou nesta segunda-feira (18) o Termo de Adesão ao Programa São Paulo Amigo do Idoso. A iniciativa prevê a ampliação das políticas públicas, buscando melhorar a qualidade de vida dos idosos que vivem na cidade. Aderindo ao programa, o município se compromete a realizar ações previstas, a fim de conquistar os selos Inicial, Intermediário e Pleno.

Criado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, o Selo Amigo do Idoso tem o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. As ações envolvem a criação do Conselho Municipal do Idoso, realização de diagnósticos, atualização do cadastro de idosos no CadÚnico para programas sociais do governo federal, ampliar a cobertura vacinal, implementar ações para prevenção de quedas, entre outras atividades.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, o Governo do Estado tem investido na ampliação da rede de proteção social destinada ao atendimento da população idosa e suas famílias. “O município de São Paulo trabalhará de forma conjunta com o Governo Estadual na implementação de boas práticas públicas voltadas aos idosos. Devemos todos apostar no envelhecimento ativo, respeitando e garantindo os direitos dos idosos”.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, mencionou que “algumas das ações obrigatórias para obtenção do selo Inicial já estão sendo cumpridas, mas o trabalho intersecretarial continuará para a obtenção do selo Pleno o quanto antes”.

O Programa SP Paulo Amigo do Idoso, criado em 2012, envolve esforços e recursos de 11 secretarias estaduais e do Fundo Social de Solidariedade, que juntas buscam desenvolver projetos, implementar programas e ações voltadas a população idosa. Com a cidade de São Paulo, serão 640 municípios com adesão ao programa e, destes, 245 têm o Selo Inicial Aprovado.