SMDHC coordena a primeira reunião para discutir demandas de violência contra pessoas idosas

 

No dia 28 de novembro foi realizada a primeira reunião para discutir o fluxo de denúncias de violência contra idosos em São Paulo. O encontro estruturado pela Coordenação de Políticas para Pessoas Idosas – da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - teve participação da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Grande Conselho Municipal do Idoso, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Secretaria Municipal de Saúde, além da OAB e Delegacia do Idoso.

O objetivo da reunião foi discutir como cada órgão soluciona as denúncias sobre violência contra pessoas idosas e as ações realizadas no combate aos maus tratos, a fim de elaborar um fluxo de atendimento e monitoramento mais eficaz, com acesso mais rápido em casos de agressão.

Deverá ser montado um grupo de trabalho (GT) composto por todos os órgãos responsáveis, com reuniões periódicas. Para a coordenadora de Políticas para Pessoas Idosas, Sandra Regina Gomes, o trabalho em conjunto é fundamental. “O objetivo é instituir um fluxo de denúncia para garantir maior agilidade e que seja de conhecimento da população, com vistas ao acolhimento digno e resolução das denúncias.”