Idosos participam de grafite no Polo Cultural da Terceira Idade

 

Uma tarde de inspirações, primeiro com uma roda de conversas dos frequentadores do Polo Cultural da Terceira Idade no programa “Naturalmente”, do canal TV Aberta, na qual cada participante contou um pouco de sua história de vida. “Aqui no Polo Cultural temos 215 usuários, todos com histórias e experiências que ensinam”, disse Vera Velloso, assistente técnica da Coordenação de Políticas para Pessoas Idosas, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Depois do bate-papo, foi a vez de realizarem uma oficina de pintura em grafite. Ivone Ciocci, Edi Roma, Roberto Caroano, Giuseppe Albano e Célia Bicudo foram os participantes da atividade e ajudaram a pintar em grafite a parede externa do prédio, à frente de onde serão instalados equipamentos de academia. “Foi uma tarde muito rica, plantando um pouco de cultura pra terceira idade”, disse a artista plástica chilena Monica Ancapi, que promoveu o curso ao lado da psicóloga Carla Ruiz; esta também fazendo questão de elogiar as pessoas idosas. “Esse trabalho alimenta a alma”, falou.

A iniciativa se deu depois do sucesso da ação na 3ª Virada da Maturidade - realizada em setembro - quando a primeira pintura em grafite foi feita no Polo. “A atividade provoca um sentimento jovem para as pessoas idosas, dá asas à imaginação, contribui para agregar, integrar e participar. A arte é sublime”, diz Sandra Regina Gomes, coordenadora de Políticas para Pessoas Idosas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Outra atividade de grafite com idosos já tem data marcada e será realizada no dia 15 de dezembro, na Praça do Patriarca, no Centro, como parte do Festival de Direitos Humanos.