Atividade com motoristas de ônibus provoca reflexão sobre o atendimento à população idosa de São Paulo

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e a SPTrans, realizou na manhã de terça-feira uma atividade com motoristas de ônibus de mais de 30 empresas diferentes. O objetivo era alertar para as dificuldades enfrentadas pelos idosos no uso do transporte público e sensibilizar os profissionais para a necessidade de melhorar o atendimento a essa parcela da população.

Realizado no Polo Cultural da Terceira Idade, no Cambuci, o evento contou com a presença da secretária Eloisa Arruda, da coordenadora de Política para Idosos da SMDHC, Sandra Gomes, e do secretário municipal de mobilidade e transportes, Sergio Avelleda, além de representantes do Grande Conselho Municipal do Idoso e da SPTrans. As atividades tiveram ainda o apoio da Bigfral (empresa pioneira nos cuidados com a incontinência urinária no Brasil), que forneceu uma roupa especial para uso dos motoristas durante a atividade – o equipamento simula os impactos do glaucoma na visão e reduz a mobilidade, fazendo com que o usuário sinta no corpo a experiência e as dificuldades que os idosos enfrentam.

Foram ainda realizadas apresentações sobre o envelhecimento da população - a previsão é que em 2027 existam mais idosos do que jovens vivendo na cidade de São Paulo - e depoimentos diversos sobre as dificuldades enfrentadas ao utilizar transporte público no município, incluindo experiências de pais e familiares dos próprios motoristas (com direito também a elogios ao trabalho desses profissionais).

“Esta atividade, hoje, é parte dos direitos humanos em sua essência: o respeito a todos, com dignidade, independentemente da idade ou de suas dificuldades. Todos nós vamos envelhecer e me alegra perceber que a semente foi plantada, com muitos destes motoristas dizendo que essa sensibilização precisa ser estendida a todos os profissionais do transporte público. Esse ‘se colocar no lugar do outro’ é essencial para que possamos construir um futuro melhor para todos nós”, disse a secretária.