Virada da Maturidade 2017: alegria e prazer em envelhecer com dignidade

Foi realizada, ao longo dos últimos dias de setembro, a terceira edição da Virada da Maturidade. Buscando combater os estereótipos negativos relacionados à velhice, o evento espalhou por toda São Paulo mais de 200 atividades para a terceira idade, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. Somente no Polo Cultural da Terceira Idade, no Cambuci, cerca de 400 idosos participaram das 24 atividades realizadas entre quarta (27) e sexta-feira (29).

Entre as opções os idosos tiveram à disposição: orientações médicas sobre diabetes, incontinência urinária, atendimento oftalmológico e odontológico; artesanato; apresentação de dança espanhola; rodas de conversa sobre experiências de vida e atuação profissional na maturidade; oficina de grafite; e atrações musicais como a dupla de violonistas Duofel, os corais da Guarda Civil Metropolitana e o “Amigas Para Sempre” e a escola de samba Pérola Negra.

A programação no Polo foi encerrada, na sexta-feira à tarde, com um grande baile à fantasia. Não faltaram alegria e informação, além da oportunidade de exercitar o respeito e a cidadania. Para a coordenadora de Políticas Públicas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Sandra Regina Gomes, a Virada da Maturidade foi marcante: “Este evento proporciona um novo olhar para o envelhecimento, novas possibilidades de se entender o processo natural da vida, vivendo mais e melhor. A população brasileira está envelhecendo, e é importante que lembremos a todos – inclusive a nós mesmos – que é possível chegar à terceira idade com dignidade, tendo uma vida ativa, plena de atividades e alegria”.


Virada da Maturidade

Idealizada pelos psicólogos Fernanda Gouveia e Fernando Seacero, a Virada da Maturidade busca destacar a riqueza cultural e história que existe em cada pessoa, resgatando o melhor dos idosos e favorecendo a reflexão sobre bem envelhecer. Além disso, tem como objetivo inspirar todas as gerações para a quebra de estereótipos negativos associados ao envelhecimento.

Na primeira edição do evento, em 2015, foram 145 atividades realizadas em 19 locais com um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas. Já em 2016, com novos parceiros e locais de apresentações públicas, a Virada da Maturidade reuniu 13 mil pessoas, em 180 atividades promovidas em 40 locais.

Em 2017, foram firmadas parcerias públicas, privadas e com projetos sociais, contemplando dispositivos culturais, centros de convivência, secretarias municipais, órgãos estaduais, institutos e associações ligadas ao envelhecimento, universidades, instituições de assistência à saúde e organizações do terceiro setor, entre outras iniciativas de profissionais e empresas. A estimativa é que cerca de 20 mil pessoas tenham participado desta edição.