Dia Internacional do Idoso

 

Envelhecer também é um direito humano!

Com a longevidade crescendo no Brasil, a possibilidade de chegar à terceira idade – igual ou acima de 60 anos – se torna cada vez mais uma realidade para os brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida ao nascer passou dos 75 anos em 2015, diferente do que era visto até os anos 2000. No mundo, estima-se que hoje uma em cada 9 pessoas tenha mais de 60 anos e existe ainda a possibilidade de em 2050, pela primeira vez, existirem mais idosos do que crianças, revela o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA – sigla em inglês).

A comemoração dessa data é resultado da aprovação da Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, que tornou vigente o Estatuto do Idoso no Brasil, destinado a regular os direitos fundamentais das pessoas na terceira idade. A partir desse progresso, o governo brasileiro começou a incorporar em suas políticas nacionais as resoluções das principais organizações internacionais voltadas para os interesses dos idosos, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Internacionalmente, a figura do idoso já era comemorada nessa data em vários países – até que em 1999, no Ano Internacional do Idoso, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 1º de outubro como data oficial para celebração dos idosos.

Celebrar essa data é promover a reflexão acerca da situação dos idosos na sociedade, e lembrar que os cabelos brancos tiveram papel fundamental na construção da nossa história. Assim, merecem todo nosso apreço, respeito e valorização.

Parabéns a todos os idosos que construíram e constroem a nossa realidade!