UAPI realiza aula aberta com a pesquisadora Vera Soares

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, aula aberta debate o envelhecimento feminino

Pesquisadora Vera Soares, durante a aula Gênero e Envelhecimento, na UAPI 

Nesta segunda-feira (7) a Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI) homenageou o Dia Internacional da Mulher com uma aula magna sobre gênero e envelhecimento. Com auditório lotado, o encontro ocorrido na Uninove Vergueiro também comemorou o início da nova turma de 2016, que atenderá mais 100 alunos.

A aula foi ministrada pela pesquisadora da USP, Vera Soares, que é militante do movimento feminista e já atuou como secretária de Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. Contou também com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, a pró-reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, e a coordenadora de políticas para idosos da SMDHC, Guiomar Lopes.

Dirce Thomaz dos Santos interpreta Maria Carolina de Jesus

O encontro teve início com a interpretação da professora de teatro da UAPI, Dirce Thomaz dos Santos, que relembrou a escritora Carolina Maria de Jesus: mulher negra, pobre, mineira e autora de "Quarto de Despejo".

“Não podemos nos esquecer que na história do Brasil tivemos mais tempo com a escravidão vigente do que sem, e isso é um ponto que recaí sobre a luta das mulheres negras”, pontuou Vera Soares, em sua fala.

A pesquisadora ressaltou, ainda, a importância de se reconhecer o Dia Internacional da Mulher como um dia de luta, e não como uma comemoração. “Temos que lembrar que hoje existe essa homenagem porque mulheres foram mortas apenas por lutarem por seus direitos”, ressaltou.

Público durante a aula aberta, no auditório da Uninove Vergueiro

Vera se referia às trabalhadoras da fábrica de tecidos nova-iorquina Triangle Shirtwaist Company, que ocuparam a fábrica, em 1911, em busca de tratamento digno dentro do ambiente de trabalho, mas foram surpreendidas com um incêndio criminoso que matou 126 mulheres. Entre as reivindicações estavam a redução na carga horária para 10 horas diárias (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho por dia naquele período) e equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho).

O envelhecimento da mulher e seus desafios particulares, sua autonomia e os espaços de participação social para mulheres depois dos 60 anos foram temas tocados pela pesquisadora.

Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI)

A UAPI é um projeto de formação voltado à terceira idade, organizado em três áreas principais – saúde, artes e humanidades. Criado com o objetivo de buscar a reinserção dos idosos num ambiente de ampliação de repertório, troca de conhecimento e interação social, o projeto dá conta de temas bastante diversos como nutrição e envelhecimento saudável, música e teatro, direitos humanos e tecnologia.

A iniciativa é realizada pela Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Unifesp.