Seminário retoma Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Encontro reúne lideranças comunitárias para troca de experiências sobre as facetas da violência contra a pessoa idosa e suas formas de superação

A Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) convida técnicos, especialistas e todas as pessoas interessadas nas questões que envolvem o envelhecimento da população da cidade para participarem do 4º Seminário da Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O encontro acontece em 22 de setembro, às 14h, na Praça das Artes.

O seminário integra a Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lançada pela Prefeitura de São Paulo, em 2013. De lá pra cá, a Coordenação de Políticas para Idosos realizou uma série de diálogos e oficinas sobre o tema, com o objetivo de abrir diálogo sobre as diversas formas de agressões que atingem a população idosa e mostrar os meios de denúncia disponíveis.

"A falta de compreensão do processo de envelhecimento leva a preconceitos, discriminações e despespeito aos direitos das pessoas idosas, sua dignidade e autonomia. Por isso é preciso buscar a por isso a Campanha deve adquirir cada vez mais capilaridade na cidade", afirma Guiomar Lopes, coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC.

Nas edições anteriores, o seminário contou com a colaboração de gestores e especialistas para construir uma reflexão sobre a rede de proteção ao idoso e as políticas públicas voltadas à defesa dos direitos sociais da pessoa idosa no município. O formato desta quarta edição foi planejado para valorizar as reflexões e experiências trazidas pelos movimentos sociais. Estarão representados Fóruns de Idosos; Comissões de Direitos Humanos que se reúnem nas Subprefeituras; frequentadores da UAPI - Universidade Aberta da Pessoa Idosa; e associações como a UNAS Heliópolis e a Cooperativa de Trabalho para vendedores/as do Parque do Carmo.

A invisibilidade da violência contra pessoas idosas, a violência familiar e a violência institucional que atinge esta parte da população, assim como as formas de superação da violência serão alguns dos temas abordados.

Novamente, o encontro deverá apresentar as interfaces do envelhecimento com as questões de gênero, cor/etnia e mobilidade reduzida, de modo a criar um diálogo mais rico e delinear diretrizes para o enfrentamento à cultura da violência de forma mais ampla.

 

Como denunciar?
A violência contra a pessoa idosa é crime previsto pela Lei 10.741. Ainda assim, as diversas formas de agressão estão presentes, diariamente, em todas as instâncias e espaços de convivência – na família, nas ruas, nos serviços públicos e privados. Veja, a seguir, os canais para encaminhar uma denúncia.

Disque Denúncia
Disque 100

Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI)
Rua Líbero Badaró, 119, 1º andar, centro
Tel.: (11) 3113-9633 / 9635

Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do Idoso
Ministério Público do Estado de São Paulo
Rua Riachuelo,115, sala 149, centro
Tel.: (11) 3113-9083 / 9084

Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência
Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Avenida Liberdade, 32, centro
Tel.: (11) 3105-5799 / 3106-6534

 

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

14h – Mesa de abertura. Com: Eduardo Suplicy, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Alexandre Padilha, secretário municipal de Saúde; Marianne Pinotti, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e Mario Covas Neto, presidente da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos dos Idosos

15h30 – Roda de conversa com lideranças comunitárias. Participam: Creusa Silva (Fórum Centro Oeste); Solange (UNAS Heliópolis); Jandira Paula da Silva (Comissão de Direitos Humanos da Subprefeitura de Perus); Ana Rita Eduardo (Movimento Cultural da Cidade Tiradentes e do Fórum de Idosos de Cidade Tiradentes); e Gilson Negão (Associação Fala Negão e Cooperativa de Trabalho para vendedores/as do Parque do Carmo). Mediação: Guiomar Lopes, coordenadora de Políticas para Idosos

16h30 – Discussão e encaminhamentos. Mediação: Coordenação de Políticas para Idosos da SMDHC

17h30 – Encerramento

4º Seminário da Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Praça das Artes
Avenida São João, 281, centro
22/9, 14h