Universidade Aberta da Pessoa Idosa é ampliada em 2015

A retomada do projeto foi marcada por aula aberta do secretário Eduardo Suplicy. Cursos vão da área da saúde até tecnologias digitais e as inscrições já estão abertas

Na tarde desta quinta-feira (23), o auditório da Uninove Barra Funda recebeu o evento de reinauguração do projeto Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI). Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a UAPI busca a reinserção dos idosos num ambiente de ampliação de repertório, troca de conhecimento e interação social. A formação está organizada em três áreas principais – saúde, artes e humanidades – e dá conta de temas bastante diversos como nutrição e envelhecimento saudável, música e teatro, direitos humanos e tecnologia.

A coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Guiomar Silva Lopes, ressaltou sua preocupação com o conhecimento rigoroso e atualizado, e com a criação de espaços de encontro e convivência para a terceira idade. “Faremos um grande vínculo afetivo entre todos, além de ampliar os horizontes da pessoa idosa, de forma que garanta o seu protagonismo e participação nas políticas públicas”, salientou.

A primeira fase do projeto, iniciado em 2013, funcionou seis meses no Polo do Idoso do Cambuci. Após passar por um amplo processo de reestruturação, a UAPI cresceu e ocupará cinco pontos da cidade, que incluem as unidades dos CEUs Aricanduva, Parelheiros e Cantos do Amanhecer, além de dois campus da Unifesp, um em Santo Amaro e outro na Vila Clementina.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, ministrou a aula inaugural do curso, onde apresentou as bases do Programa Renda Básica de Cidadania, Projeto de Lei criado por ele e sancionado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2004. Para Suplicy a ampliação da UAPI é um grande avanço político para os idosos em São Paulo e servirá de exemplo a outras cidades. “As pessoas com 60 anos ou mais representam uma grande parcela populacional e é importante que se tenha um programa municipal especialmente voltado para esse público”, afirmou. 

Da esq. para dir.: Rosana Puccini, Guiomar Lopes, Suplicy, Maria Cecília Vaz e Rubens Casado

O evento contou com a participação de Rubens Casado, presidente do Grande Conselho do Idoso, Maria Cecília Vaz, coordenadora de Programas Especiais dos CEUs e da diretora da Unifesp, Rosana Fiorini Puccini.

As aulas serão ministradas em quatro turmas e acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, no horário das 13h30 às 17h, entre os meses de agosto e dezembro. As inscrições são gratuitas e já estão abertas nas próprias unidades do CEU e da Unifesp, veja os endereços a seguir. O projeto é destinado a pessoas com 50 anos ou mais e não há exigência de escolaridade anterior.

CEU Aricanduva - 100 vagas
Avenida Olga Fadel Abarca, 1, Jardim Santa Terezinha
Telefone: (11) 2721-1097

CEU Parelheiros - 50 vagas
Rua José Pedro de Borba, 20, Jardim Novo Parelheiros
Telefone: (11) 5921-4479

CEU Cantos do Amanhecer - 50 vagas
Avenida Cantos do Amanhecer, s/n, Jardim Eledy
Telefone: (11) 5824-5696

Unifesp Santo Amaro - 100 vagas
Avenida Padre José Maria, 545, Santo Amaro
Telefone: (11) 3385-4350

Unifesp Vila Clementino - 100 vagas
Rua Botucatu 740 - 5º andar - Vila Clementino

Dúvidas: (11) 3113-9710 | 3113-9704