Casas de Mediação

 

A Política Municipal de Mediação de Conflitos foi lançada no dia 19 de fevereiro de 2014, na sede da Prefeitura de São Paulo. A cargo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), as diretrizes da política procuram resgatar a função comunitária da Guarda Civil Metropolitana, aproximando os agentes da população, além de garantir agilidade na solução de impasses envolvendo direitos disponíveis, a fim de evitar medidas jurídicas e o acirramento de conflitos.

A Política Municipal de Mediação de Conflitos integra o Programa de Metas da Prefeitura, que prevê a qualificação de 2.000 guardas civis metropolitanos para atuação nessa área, desenvolvido no Centro de Formação da Guarda Civil Municipal. O objetivo é qualificar agentes de segurança urbana para atuarem como mediadores em suas ações, projetos, abordagens e atividades diárias.

Em agosto de 2013, a SMSU e a SMDHC firmaram um termo de cooperação técnica com a Escola Nacional de Mediação para iniciar o ciclo de formação dos guardas mediadores, que se desdobrou em formações e qualificações presenciais e à distância, e que hoje integram os resultados da Meta 39. No dia 21 de fevereiro de 2014, iniciou o curso de formação de 30 instrutores de mediação oferecido pela SMDHC, SMSU e ENAM.

Atualmente, o Planeja Sampa registra uma evolução significativa da multiplicação de conteúdos formativos em mediação de conflitos, nos ciclos de formação da GCM no Centro de Formação da GCM, atingido o número de 4.547 GCMs.