Novos integrantes da Guarda Civil Metropolitana participam de curso sobre direitos humanos

 

O Departamento de Educação em Direitos Humanos e a Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua organizaram, em parceria com o Centro de Formação da Guarda Civil Metropolitana, um curso de sensibilização e formação para novos membros da Guarda.

No total, participaram do curso – realizado nos dia 21, 22, 26 e 28 de junho – cerca de 300 novos membros da GCM, divididos em duas turmas de aproximadamente 150 alunos cada.

Os encontros dos dias 21 e 22 de junho ficaram sob a responsabilidade do Departamento de Educação em Direitos Humanos, durante os quais foram abordados (por meio de debates e discussões em grupo após a exibição de curtas-metragens) pontos relacionados à temática dos direitos humanos, com a intenção de provocar a reflexão dos participantes.

Nos dias seguintes, a Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua abordou temas relacionados a conceitos e caracterização do público tema, bem como desconstrução de estereótipos e de estigmas, além da legislação sobre ações de zeladoria urbana. Debates mediados, discussão de curta-metragem e depoimento pessoal do Presidente do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, Robson Mendonça, também fizeram parte da dinâmica dessa última etapa do curso.