Voluntários da Cruz Vermelha Brasileira recebem capacitação em Direitos Humanos

Formação foi realizada em parceria com a Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo promoveu, em parceria com a Coordenação de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), um curso de capacitação em Direitos Humanos voltado especialmente para seu voluntariado. O curso surgiu da necessidade de preparar seus colaboradores para lidar com situações críticas de violência e violações de direitos nos grandes centros urbanos.

Realizado em dois encontros, o curso abordou a formação histórica dos direitos humanos no Brasil e no mundo, tendo como principais referenciais a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã de 1988. Num segundo momento, desconstruiu mitos e compreensões pouco aprofundadas sobre o tema, trabalhando questões como: violência de gênero; a vulnerabilidade das crianças e adolescentes; a violência contra a juventude, especialmente nas periferias; as relações entre moradia e direito à cidade.

Fundada em 1912, a Cruz Vermelha é uma instituição de caráter humanitário que atua principalmente em benefício das pessoas acometidas por desastres. Segundo Silvio Dutra, responsável pelo Departamento de Programas Comunitários “a atuação dos voluntários são normalmente com grupos em situação de vulnerabilidade social”, daí a importância de capacitação nesta área.

“É fundamental que tenhamos um olhar crítico em defesa dos desassistidos. Escolhemos procurar a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, pois essa é uma referência na educação em direitos humanos, que tem trabalhado para uma cultura de respeito à dignidade através da educação”, completou Dutra.

Para Kamilla Jungo, responsável pelo Departamento de Juventude, a capacitação em direitos humanos é uma forma de transformar o ato de voluntariar em um exercício de empatia. “A capacitação da forma que foi aplicada, permitiu uma compreensão e conscientização dos voluntários sobre os direitos humanos e respeito ao próximo”, afirmou.

Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha tem como missão prevenir e atenuar os sofrimentos humanos com toda imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, sexo, nível social, religião e opinião, e contam para isso com um grande contingente de voluntários, os quais atuam nas mais diversas áreas, como na minimização dos efeitos de situações de calamidade pública (catástrofe e desastres naturais), na promoção à saúde (promovendo a saúde e o bem-estar atuando na prevenção de doenças por meio de palestras, campanhas e capacitação da população em primeiros socorros), na promoção de programas comunitários (auxílio a diversas instituições, com doações de alimentos, produtos de limpeza, higiene e agasalhos), entre outros. Saiba mais.