Histórico

 A partir de amplo diálogo e consultas com os educadores da Rede Municipal de Educação, a Coordenação de Direito à Memória e à Verdade (CDMV) identificou a demanda por uma formação aprofundada e também por material que apoie e permita a reflexão e a discussão sobre o período da ditadura civil-militar brasileira, de forma sensível.

Tendo isso em vista, a CDMV lançou em 2014 o Kit DMV, composto por publicações e documentários que oferecem uma visão ampla sobre o tema. Ao longo de 2014 e 2015, o material foi disponibilizado para as escolas municipais mediante participação dos educadores em atividades formativas.

Em 2014, a Coordenação organizou dois seminários e, em parceria com os CEUs e Diretorias Regionais de Educação (DREs), realizou mais de 12 atividades formativas que mobilizaram cerca de 1200 pessoas.

 “50 anos do Golpe: Não Esqueceremos" - Encontro com Xico Bezerra e Grupo Tortura Nunca Mais (CEU Lajeado, 14/5/2014)

Em 2015, apoiado em projeto de fôlego e com mais parceiros, as formações chegaram a todas as Diretorias Regionais de Educação do município e mobilizaram mais de 3 mil educadores – além de estudantes e integrantes do programa Jovem Monitor Cultural que atuam nos equipamentos municipais de cultura.

Com as formações, cerca de 900 unidades de ensino da capital receberam o Kit DMV que também foi disponibilizado a todas as bibliotecas municipais.

Veja mais:

1º Seminário Regional de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (CEU Jaçanã – DRE Jaçanã/ Tremembé) 

 

Módulo DMV em Brasilândia/ Freguesia do Ó

 

Amelinha Teles no Módulo DMV, em Pirituba

 

Módulo DMV, na Penha

 

Milton Barbosa e Flavia Rios no seminário “Violência de Estado e a Violação de Direitos da População Negra” (Ceu Atlântica – DRE Pirituba)

 

Formação com Jovens Monitores Culturais

 

“Os 500 dos CÉUS”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

 

Oficina com a diretora Paula Sacchetta para alunos da escola “Vladmir Herzog” (DRE Guaianases)

 

Roda de conversa com os atores do Grupo Neura, Antonio Neto (do Fórum de Trabalhadores por Verdade, Justiça e Reparação) e educadores da EMEF “Vladmir Herzog”, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes