Programação "A Luta é Contínua"

Em maio, evento “A Luta é Contínua” promove encontros e debates centrados no período da ditadura militar e sua influência na sociedade atual. Os debates propõem uma abordagem atual e uma reflexão sobre o aprimoramento da democracia brasileira.

As iniciativas das Bibliotecas públicas para o mês de maio, na capital paulista, representam um grande passo na publicação de arquivos e processos da Administração Pública. Os avanços nessa tendência, reconhecida como "transparência ativa", ao lado de um rompimento no tratamento histórico de ocultamento que o Poder Público dá ao passado com relação à memória, à história e à justiça, serão celebradas com alegria pelos principais centros de divulgação do conhecimento na capital: as Bibliotecas Públicas e os Pontos de Leitura municipais.

Desse modo, as Bibliotecas Públicas, que se constituem como pólos de acesso à leitura, informação, produção e difusão de bens culturais, abrem espaço para a discussão de nossa história recente – e de seus ecos na sociedade atual –, em uma programação centrada no período da ditadura civil-militar a partir da perspectiva daqueles que resistiram a um governo ilegítimo. Com isso, buscam contribuir para a construção de uma sociedade democrática e plural, a partir da expressão artística e popular.

Debates
Antes dos debates serão exibidos filmes sobre o tema. 

 Painel: Discutindo o Golpe de 1964: o que foi isso?


Com Rosa Maria Cardoso da Cunha (advogada e membro da Comissão Nacional da Verdade) e Renato Tapajós (jornalista, cineasta e ex-preso político). Mediação de Maria Zenita Monteiro (socióloga e bibliotecária, Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas). 18 de maio (sáb), 18h

 

 

Painel: Pós-ditadura: qual democracia?
Com Paulo Abrão (presidente da Comissão de Anistia e Secretario Nacional de Justiça do Ministério da Justiça) e Alípio Freire (jornalista, poeta, ex-preso político e presidente do Núcleo de Memória Política de São Paulo). Mediação de Valdirene Gomes (socióloga e Assessora da Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas). 25 de maio (sáb), 18h


 Confira, abaixo, mais alguns destaques da programação completa, acessível aqui, ou no próprio site do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Mostra de Cinema
A mostra privilegiará produções cinematográficas que instiguem a discussão dos temas da programação “A Luta é Contínua”. São filmes de ficção e documentários que retratam a participação coletiva contra a repressão.

Encontros com os Resistentes
Nos encontros, conduzidos por ex-presos políticos, militantes do período da ditadura, serão apresentadas narrativas de memórias individuais dentro do contexto político do período, e discutido o que esses fatos têm a ver com o Brasil em que vivemos hoje. Os encontros acontecerão em 56 Bibliotecas Públicas e três Pontos de Leitura.

Músicas e Saraus
A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.

Teatro
O NúcleoCênico ProjetoBaZar, emparceria coma Biblioteca Pública Cassiano Ricardo e o Ponto de Leitura do Piqueri, realiza, de 3 a 11 de maio, o 1º Bazar de Espetáculos. O prejeto reúne literatura, música e teatro em um repertório com dez espetáculos e um bate–papo entre os grupos participantes e especialistas da área. As apresentações ocorrerão na Biblioteca, no Ponto e em praças públicas da região.