Comitê Internacional da Cruz Vermelha se reúne com SMDHC

 

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, recebeu ontem (25) os integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Cleber Kemper, responsável pelo programa de pessoas desaparecidas, Patrícia Badke, assistente forense e Andrés Patiño Umana, coordenador regional forense. O coordenador de Direito à Memória e a Verdade, Rogério Wagner Leite, também participou da reunião.

O encontro teve como objetivo discutir a situação de pessoas desaparecidas no Brasil e também pedir apoio na busca de um espaço no próximo ano para uma exposição de fotos. “A Falta Que Você Faz”, organizada pelo CICV, reúne mais de 40 retratos, feitos pela fotojornalista Marizilda Cruppe, sobre a história e desafios de 12 famílias que sofrem com o desaparecimento de um familiar.

Para os integrantes do Comitê é importante que seja criado um Grupo de Trabalho integrando órgãos públicos e também Organizações Não Governamentais (ONGs) para implementações e aprimoramento de sistemas de localização de pessoas desaparecidas. 

A secretária se comprometeu em apoiar o Comitê e ressaltou a importância do acolhimento às famílias de desaparecidos e também de um mecanismo integrado de localização. “Todos têm o direito de saber o paradeiro de seus familiares e não mediremos esforços para que isso aconteça”, disse Eloisa Arruda.