Ministro da Justiça visita exposição de Antonio Benetazzo

Acompanhado do secretário Felipe de Paula, Eugênio Aragão conheceu as obras do artista e militante morto pela ditadura militar

O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, visitou nesta quinta-feira a exposição “Antonio Benetazzo, permanências do sensível”. Aberta ao público desde 31 de março, a mostra apresenta a obra ainda desconhecida deste artista plástico, assassinado pela ditadura militar em 1972.

A visita do ministro foi acompanhada pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula, pela coordenadora de Direito à Memória e à Verdade, Carla Borges, além de Reinaldo Cardenuto, curador da exposição e Alípio Viana Freire, amigo do artista e um dos idealizadores da mostra.

O ministro aproveitou a viagem a São Paulo para assinatura de demarcação da Terra Indígena Tenondé Porã para conhecer a exposição. “Eu fiquei muito surpreendido com esse acervo. Benetazzo é um herói e está sendo agora devidamente reconhecido não só no seu lado político, mas também no seu lado artístico. Realmente é impressionante a quantidade de obras que conseguiram juntar aqui. A equipe organizadora está de parabéns”.

O secretário Felipe de Paula, falou sobre o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de São Paulo no resgate da memória. “Essa exposição se soma a uma série de outras ações que a Coordenação de Direito à Memória e à Verdade tem feito. Esperamos continuar nessa luta para que a cidade lembre da sua história e para que fatos como a morte do Benetazzo nunca mais se repitam”.

A obra de Benetazzo recupera a memória daqueles lutaram pela democracia no Brasil. "Nesses tempos em que parece que alguns fantasmas voltam a rondar a nossa democracia e em que pessoas, alguns por ignorância, outros por má fé, cortejam as viúvas da ditadura, temos que refletir sobre o valor da democracia e uma exposição dessas é uma contribuição inestimável nesse processo”, afirmou Eugênio Aragão após a visita.

A exposição "Antonio Benetazzo: permanências do sensível" estará aberta à visitação até 29 de maio, no Centro Cultural São Paulo. 

Exposição: Antonio Benetazzo, permanências do sensível
De 10 de abril a 29 de maio de 2016
Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho
Rua Vergueiro, 1000